terça-feira, 15 de outubro de 2013

Mestre


Nas entrevistas da seleção ao mestrado, em meio às perguntas sobre projeto de pesquisa, necessidade de auxilio ao pesquisador bolsista e interesses acadêmicos na área, os mestres e doutores entrevistadores me fizeram a seguinte pergunta: 'Por que queres ser mestre ?'

Acredito hoje, dia dos professores, ser o dia apropriado pra configurar uma resposta mais clara e evidente. É certo que um dos principais motivos que me impulsionam ao estudo e me motivam a ingressar no mundo acadêmico como mestre, é o fato de ter tido ótimos professores durante o ensino médio, fundamental e, sobretudo, na faculdade e pós-graduação. Além do fato de ser filho de mãe professora e orientadora educacional.

A paixão pela aprendizagem e o interesse no conhecimento movimentam minhas ações de estudo. Acredito ser a educação a principal responsável pela formação cultural de um povo. A construção política e social depende, em boa parte, da educação capaz de transformar indivíduos em cidadãos.

Um homem com conhecimento e cultura tem maiores chances de concretizar sonhos e alcançar objetivos. Independente de qual seja o foco profissional. E são os mestres os responsáveis, em parte, por despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento. Quando temos bons mestres se torna mais gostoso e interessante estudar e aprender.

A aprendizagem é contínua e se perpetua por toda a vida. Em alguns é mais intensa e espontânea. Em outros é gradual e constante. De toda forma, aprendemos no dia a dia. Pelas experiências de vida e pelo estudo. E é na atividade de estudo que entram os mestres como facilitadores da aprendizagem.

Cada aluno tem uma forma diferenciada de captar o conhecimento com maior facilidade. Uns preferem aulas expositivas (audiovisuais ou orais). Há os quais preferem o experimento (por a mão na massa). Alguns se apegam a leitura e a pesquisa bibliográfica. Enquanto outros mantém as antenas ligadas por onde andam (aprendendo na observação participante). 

O fato é que alunos e professores foram feitos uns aos outros. Só há alunos se existirem professores. E vice versa. O ensino, o estudo e a aprendizagem juntos, são causa e consequência de uma relação de construção do saber. Ambos, alunos e professores, aprendem mutuamente. Contribuindo assim  na construção do conhecimento e na transformação social da realidade. Hoje, quem ensina, quem estuda e quem aprende, estão de parabéns. E é por estes e outros motivos que venho investindo na educação pra me tornar mestre.

J.P.D.

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