segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Narcóticos Anônimos


Cheguei hoje em casa, após um treino de academia, liguei a televisão e estava passando uma cena, na novela das nove na Globo, em que o personagem prestava depoimento em um grupo de Alcoólicos Anônimos, e falava da conquista cotidiana da abstinência do álcool. Naquele momento lembrei-me das reuniões do semelhante Grupo de Narcóticos Anônimos, as quais frequentei durante um tempo em Santa Maria e Porto Alegre.

Apesar de não utilizar substância alguma, frequentemente visito as salas de NA. Ouvir os depoimentos dos irmãos de NA me faz hipervalorizar o simples fato de respirar ar puro e cultivar a sobriedade. Enquanto reforço a lembrança de que, até mesmo nas mais infernais adversidades, há casos de superação, redescoberta e libertação. De algum modo, os depoimentos nestes lugares são carregados de experiências ambíguas. De um lado, a conquista dos que alcançam a recuperação, e consequente avanço em outras áreas, através do culto à abstinência e concentração em atividades profissionais, estudos, espiritualidade e prática esportiva. De outro lado, presenciamos a dura realidade dos que ainda lutam pela salvação.

O Narcóticos Anônimos, assim como o AA. é uma irmandade sem fins lucrativos de auto ajuda. Onde a recuperação baseia-se em doze passos primordiais. Além de duas listas chamadas lista do 'evite' e do 'procure', onde estão listadas situações, lugares, pessoas e comportamentos a serem evitados ou investidos. Em todo o mundo, os grupos de AA e NA têm salvo milhares de vidas há décadas. Neste sentido, gostaria de disponibilizar aqui o link do site oficial do NA no Brasil. Se você é, ou conhece algum adicto, acesse o link e recomende o site. Ali estão os endereços dos grupos espalhados em toda parte. No mais, desejo a cada um mais vinte e quatro horas de sobriedade. Libertar-se é possível.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário