terça-feira, 8 de outubro de 2013

Entendendo o Estudo


Na pós-graduação acadêmica aprendemos e somos treinados a dominar a técnica da pesquisa. Estudamos autores de distintas escolas a fim de enriquecer nosso trabalho em artigos acadêmicos, monografias, teses e dissertações. Em meio a esta formação científica me pergunto: 'Mas o que é estudo?'

O estudo pode ser definido de várias formas. E vai além da leitura e pesquisas científicas formatadas pela técnica. A vivência e a experiência cotidiana é uma forma de estudo. Assim como o estudo é uma forma de trabalho.

Quando permanecemos atentos aos fenômenos da natureza, cada ato é um ato de estudo. mesmo quando orientado pelo subconsciente. Quando empenhados na construção de algo, estamos desenvolvendo uma forma de trabalho.

Desta forma, toda atividade, quando investida dentro de um objetivo ou foco determinado se torna aprendizagem e desenvolvimento. Tanto na educação quanto no mercado profissional.

Do mesmo modo, até mesmo as atividades comuns do dia-a-dia, como navegar nas redes sociais, assistir televisão, jogar videogames, interagir em conexão coletiva, formar e influenciar a opinião, se tornam formas de estudo e consequente aprimoramento profissional.

Da mesma forma podem ser enquadradas as diferentes formas de interação interpessoal. Assim sendo, realizar as atividades cotidianas com foco e determinação é uma forma de estudo e trabalho. 

Neste sentido, é interessante que sejamos alertas e despertos em cada atividade, para que assim possamos colher de forma natural a aprendizagem pelo estudo e pelo trabalho, produzindo o desenvolvimento profissional e pessoal. Eis uma forma interessante de entender o estudo.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário