sábado, 19 de outubro de 2013

Com todo o gás


Aproveitei o início da noite pra fazer uma caminhada pelos principais bairros boêmios de Porto Alegre. Ou, digamos, os quais ficam perto de onde moro. Me refiro ao Centro Histórico, Bom fim e Cidade Baixa. Reparei que a grande maioria dos frequentadores da noite são jovens de dezoito a trinta e cinco anos. Salvo alguns menores de idade e quarentões que não conseguem, ou não desejam, se libertar da vida boêmia dos bares e pubs. 

De um lado isto remete à diversão, descontração, socialização e recriação. De outro, mostra que uma boa parte dos jovens e adultos extrapola nas noites de fim de semana; E evidentemente utilizam o domingo de manhã pra dormir. Ou seja, preferem exaurir as energias dançando ou bebendo por aí. Pois isto certamente lhes conforta e alegra. 

Os jovens brasileiros começam a beber cada vez mais cedo. Isto é notável e fácil de perceber em uma caminhada rápida por entre os bairros boêmios. Além do álcool, pude perceber cenas de uso explícito de drogas na rua. Drogas como crack, cocaína e maconha são consumidos ao céu aberto nas travessas destes bairros.

Contudo, sabemos que nem todos os quais saem à noite, saem pra se entorpecer. Como exemplo posso citar minha experiência. Ao cruzar estes três bairros, em quase duas horas de caminhada, consumi apenas um cachorro quente e um refrigerante. O que prova que é possível sair cedo e retornar cedo; Com dinheiro no bolso, sóbrio e de cara limpa.

Em meio a estas atitudes, constantemente recebo críticas daqueles que estão aí pra curtir o momento. Estou acostumado a ser chamado de careta pelos loucos da noite. Contudo, como dizem alguns loucos veteranos regenerados: 'Estou em outra vibe'. De algum modo, recebo o apoio e incentivo daqueles que pensam como penso.

Sei que este assunto é polêmico e não cabe aqui me estender muito. Em resumo, posso dizer que em um certo momento da jornada, boa parte dos homens opta por valorizar os momentos de integridade e libertação frente aos prazeres nada construtivos. Valorizando empreitadas mais construtivas, saudáveis e conscientes. Apesar deste ser um ponto de vista pessoal, é uma visão de alguém que já pensou diferente em outros momentos.

O certo é que a evolução tem que ocorrer. Independente de como cada um vê o que chamo de processo evolutivo. Cada um tem o seu respectivo tempo. É natural que a maturidade traga a mudança de comportamento e,consequentemente, transformação da realidade. No mais, desejo uma ótima noite de sono e bons sonhos aos quais optaram por preservar-se no conforto do lar pra iniciar o domingo com todo o gás.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário