segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Eleições e Marketing virtual


Cada vez mais próximos da ida às urnas, eleitores e candidatos se apressam para alcançar os resultados desejados. De um lado, candidatos e partidos, mobilizados em busca do melhor resultado possível nas urnas. De outro lado, os eleitores, nem sempre conscientes do voto, mas interessados no bem comum da sociedade.

Apesar desta definição em lados, sabemos que estamos todos no mesmo barco. O interesse pelo desenvolvimento social é do interesse de todos. Ou seja, é mais inteligente somar esforços no sentido da resolução dos problemas públicos para que juntos possamos colher os melhores resultados possíveis após a correria às urnas.

De qualquer forma, a disputa pelo voto se dá de indivíduo em indivíduo.  Para partidos e candidatos, convencer o eleitor de que a proposta  oferecida é a melhor opção, se torna a melhor forma de conseguir o maior número de votos possíveis.

Todos aqueles que estão envolvidos nas eleições municipais deste ano têm percebido que os investimentos estão reduzidos frente ao que já foi investido em outras campanhas. De algum modo surgem formas alternativas para o marketing político.

A principal delas, depois da abordagem pessoal, é o marketing virtual. As redes sociais surgem como uma ferramenta poderosa, que depois de eleger Obama, nos Estados Unidos em 2008, ganha cada vez mais espaço e maior importância na guerra pelos votos.

Apesar de haverem restrições ao formato de abordagem eletrônica, nota-se um movimento crescente por parte dos próprios eleitores, em sugerir candidatos e debater propostas. Ou seja, uma forma legal de fazer marketing político.

Sabemos que menos de cinqüenta por cento da população brasileira tem acesso à internet. Seja em casa, na escola, no trabalho ou nas lan houses. Mesmo assim, sabemos que os internautas que têm o costume de interagir nas redes sociais são formadores de opinião. O que faz com que os votos sejam multiplicados a cada clique.

Há um mês das eleições, eleitores e candidatos se apressam. Cada um conforme o próprio interesse. Contudo, esperamos que o maior vitorioso após todo este processo seja o cidadão brasileiro. Estejamos atentos e sejamos conscientes.

J.P.D.

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