quarta-feira, 24 de abril de 2013

Inspiração pra todos


Tenho observado e analisado o case de artistas, autores, empreendedores e outras celebridades, e percebi que, por trás de um bom case de sucesso, há quase sempre uma história de superação pessoal. Assim como mudança de hábitos, transformação do caráter, uma pitada de loucura, ousadia criativa e muita transpiração. 

Não quer dizer que ter uma história de superação pode pesar na hora da avaliação da obra. Mesmo assim, neste contexto, políticos ganham votos, autores vendem livros e artistas comercializam discos, fazendo com que muitos tornem-se biografia recomendada, capa de revista, nome de museu ou monumentos nas praças de suas cidades natais.

Porém, sabemos que não basta ter uma história de superação na vida pessoal pra ter sucesso na vida profissional. Mas sim, esta história precisa vir seguida de muito trabalho. De outro lado, sabemos que aqueles que conseguem alcançar os frutos do esforço, muitas vezes são motivados pela superação pessoal. E isto os leva a tornar a sua história profissional, histórias únicas e universais.

O fato é que a alma de uma obra, assim como a alma dos empreendimentos, vem revestida do espírito daqueles que lhe dão vida. Neste contexto podemos citar: A poesia de Homero; Os quadros de Van Gogh; A música de Beethoven; E inúmeras outras criações mágicas da história da arte. 

Todas elas, munidas de grande talento aplicado naquilo que se propunham a realizar. O que nos faz ter certeza de que por traz de uma grande obra ou empreendimento, quase sempre há um exemplo de superação pessoal. Ou simplesmente uma trajetória singular. E são estes exemplos que inspiram a todos nós.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário