segunda-feira, 15 de abril de 2013

Plano de Negócios


Com o avanço dos estudos em marketing e administração, chegou-se a conclusão de que um bom plano de negócios é um dos principais diferenciais que pode fazer um empreendimento ter bom desempenho, aceitação no mercado e o consequente sucesso oriundo do trabalho. Neste sentido alguns autores colocam a necessidade de fazer um planejamento prévio à tomada de decisões e execução de ações.

No artigo “Plano de negócios – O segredo do sucesso do empreendedor. Mito ou realidade ?”, de professor Dr. José Dornelas (publicado no site igf.com.br), o autor coloca alguns dados importantes neste contexto.

A primeira questão, a ser levantada pelo autor, é o fato de que uma boa parte dos novos empreendimentos no Brasil não sobrevive aos primeiros três anos. Em 2007, o porcentual de morte dos empreendimentos de pequeno e médio porte chegava a 58%, nos primeiros três anos de vida, em São Paulo.

Conforme colocado no artigo, culpados e soluções vem sendo buscados no sentido de minimizar estas perdas. Criando, também, melhores condições à criação de novos empreendimentos no Brasil.

É identificada, como um dos principais causadores destes desastres no empreendimento, a falta de um planejamento prévio. De outro lado, nota-se no Brasil, uma certa persistência e criatividade por parte dos empreendedores.

De algum modo, toda empresa precisa de planejamento de negócio para gerenciar a ideia, investimentos, crédito, pessoal, tecnologia e network. Avaliando risco e mensurando oportunidades.

O empreendedor deve ter sempre em mãos o seu plano de negócios ‘elaborado de maneira primorosa e cuidadosamente revisado’.  E, a partir de então, vender a sua ideia ao mercado e investidores, captando recursos e gerando valor.

Notamos no Brasil o crescimento do número de incubadoras de empresas, que auxiliam novos empreendimentos a ter um planejamento mais sólido e consistente. Tais incubadoras possibilitam uma margem maior de sucesso dos empreendimentos, uma vez em que dão apoio e fornecem conhecimento, auxilio tecnológico e, por vezes, acesso ao crédito e financiamento de novos empreendimentos.

Segundo Dr. Dornelas, ‘todo plano de negócios deve ser elaborado e utilizado seguindo algumas regras, mas que não são estáticas e permitem ao empreendedor utilizar sua criatividade ou o bom senso’.

‘Indicadores de mercado, de capacitação interna de empresa e operacionais são igualmente  importantes, pois estes fatores mostram a capacidade da empresa de alavancar os seus resultados financeiros no futuro’, complementa Dornelas.

Segundo Dornelas, o plano deve permitir, a qualquer leitor, o entendimento de como a empresa se organiza, seus objetivos produtos e serviços.

O plano de negócio geralmente é configurado sobre alguns tópicos, como, por exemplo, o planejamento estratégico que é onde são definidos os rumos da empresa. Partindo de um sumário onde são descritos os produtos e o histórico da empresa. Partindo para um plano operacional, um plano de recursos humanos, análise de mercado, plano de marketing e plano financeiro. Entre outros tópicos igualmente importantes.

O plano de negócios é uma das mais eficientes ferramentas de gestão, possibilitando ‘um monitoramento periódico da situação atual em relação aos números previstos, ou metas, do plano’.

Assim sendo, o plano de negócios ‘se tornará uma ferramenta fundamental de gestão que, certamente, auxiliará o empreendedor a alcançar o sucesso almejado’. Eis um exemplo de ferramenta de gestão de eficiência comprovada ; E indispensável ao empreendimento que busca bom desempenho e crescimento.

J.P.D.

Resenha formatada à Disciplina de Inovação e Empreendedorismo da pós-graduação da Faculdade de Administração da PUCRS.

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