sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Dialógicos


Com o passar dos tempos, nos tornamos seres, cada vez mais, interativos. O homem aprendeu a conter o instinto animal e a discutir com o grupo na busca de soluções comuns. O diálogo surgiu então, como uma forma amigável de encontrar soluções coletivas e compartilhar ideias. Neste contexto, configurou-se homem como ser dialógico.

O diálogo é utilizado na política com a finalidade de solucionar os problemas comuns à sociedade, de um modo que atenda o maior número de interesses possíveis. Da mesma forma, as religiões utilizam o diálogo para o homem seja aproximado do poder superior. Nos mais diversos cultos coletivos, ou nos atendimentos individuais, como aconselhamentos, doutrinas, confissões, consultas, etc.

A interação é a forma com que cientistas trocam experiências e somam conhecimentos, trabalhando juntos na construção do conhecimento científico. De algum modo, podemos dizer que o diálogo é uma forma de entrarmos em comunhão com o cosmos. As religiões, assim como a ciência e a política, utilizam a comunicação dialógica com a finalidade de construir o saber comum, o consenso nas decisões coletivas e a integração entre os indivíduos.

Quando nos propomos a interagir, trabalhando juntos, temos maiores chances de alcançar objetivos e mensurar resultados. O compartilhamento de uma opinião e a multidão de conselheiros nos possibilita maiores subsídios na conquista dos resultados esperados no bom combate. Seja este combate profissional, espiritual, pessoal ou de alguma outra natureza.

De algum modo o diálogo implica uma comunicação bilateral. Só há diálogo quando os interagentes enviam e recebem mensagens. Falando e ouvindo; Escrevendo e lendo; A partir de sinais ou de suas produções midiáticas. Podemos dizer que há alguns casos em que o diálogo parece ser unilateral. Como nas artes. Porém, a medida que as mensagens são recebidas, e ajudam a formar opinião ou influenciam em decisões, tornam-se dialógicas, pelo fato de terem causado responsta.

A arte é uma forma de dialogar com o mundo. Através da arte o artista retribui aos homens a leitura particular que faz do mundo em que vive. E a interpretação dos sinais que recebe do universo. Podemos dizer que a partir de uma pintura, de um livro ou de uma composição musical, o autor dialoga com o mundo respondendo aos interagentes de acordo com as mensagens que recebe, capta e coleta no ambiente em que vive. E independente de receber resposta, configura esta comunicação como dialógica.

O fato é que existem inúmeras formas de dialogar. Se enviamos uma mensagem ao mundo, e a partir desta mensagem é produzido um efeito, retorno ou resposta, podemos dizer que esta mensagem é iniciadora de um diálogo. O certo é que a internet nos trouxe a possibilidade de nos tornarmos mais interativos em nossos diálogos com os homens e com o mundo. Podemos aqui comunicar e responder a comunicação de outros internautas.  Em um ambiente onde nos tornamos e somos, cada vez mais, seres dialógicos.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário