quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Blogs - Espaços de construção social


A utilização dos blogs por ciberativistas cresce a cada dia em todo mundo. Neste contexto, o jornalismo cidadão tem feito dos blogs uma ferramenta de reivindicação de melhorias nas comunidades, assim como um exercício da defesa dos direitos humanos. O número de blogs cresce vertiginosamente. Da mesma forma, cresce o número de internautas interessados em buscar, nestas plataformas, a informação alternativa que não encontram nos meios de comunicação tradicionais.

A esfera pública vem sendo reconfigurada a partir das infinitas potencialidades do ciberespaço. Momento este em que a blogosfera surge como facilitadora estimulante da produção cultural e intelectual. Os blogs evoluíram bastante desde o seu início, quando se resumiam a narrativas pessoais em formato de diários íntimos. Hoje, encontramos, nos blogs, a mobilização de internautas interessados em compartilhar soluções, caminhos e apelos a construção de um mundo melhor.

Os blogs comunitários, temáticos e de crítica sociopolítica, se tornaram veículos de soluções alternativas ao cotidiano. A denúncia social, tanto quanto a crítica opinativa, é uma ação determinante e necessária ao bom desempenho da democracia. O blogueiro é um cidadão inquieto, que encontrou, na web, uma oportunidade de falar ao mundo o que percebe, sente e pensa. Esta ainda é uma prática nova. Contudo, temos muito a aprender com este novo formato de ação política e exercício da construção de conhecimento.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário