segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Vir, Ver e Vencer .'.


Chega um momento em que refletimos sobre o caminho percorrido e começamos a entender o que nos trouxe até aqui. Olhamos então, pro horizonte, e focamos no futuro com os pés no presente. Esta é, com certeza, uma atitude dos homens virtuosos. Os homens que acordam à construção de uma nova realidade. O fato é que aprendemos com a jornada. Cada ato; Cada reflexão; Cada vivência e experiência. Enfim, tudo nos fortalece como pessoa. 

O seres humanos são dotados de inteligência. A capacidade de raciocínio é o maior bem que um ser vivo pode receber. De algum modo, este é um dom do espírito. Capaz de conduzir o homem ao caminho do bem. Na direção da realização das boas obras. Assim sendo, aqueles que estão despertos e conscientes da responsabilidade que recebemos do cosmos, se tornam agentes transformadores do próprio universo. Cada ato é medido e pensado antes de ser consumado.

O entendimento posto em ação, nos traz a sabedoria. E a ciência em prática, nos traz a fortaleza. Todos somos dotados da capacidade de transcendência. Capazes de discernir entre o bem e o mal, fazendo as escolhas certas. Completos desde nosso nascimento. E eternos enquanto trilharmos no caminho verdadeiro. O divino vive em cada homem. E o homem sábio sabe disso. 

Neste sentido, cabe a nós trilhar o caminho do bem e assim vencer o bom combate. O homem inteligente é temente ao poder superior. Da mesma forma como ama a sabedoria. Hesita em desviar-se do caminho verdadeiro quando o conhece. É precavido e cauteloso. E mesmo quando comete algum ato distinto do desejo de seu 'Eu maior', é capaz de perceber e consertar a tempo de salva-se. Ergue-se pra triunfar novamente. Pois o arrependimento na consciência, possibilita o conserto dos atos impensados e o reparo dos danos enquanto reversível.

O arrependimento, e a capacidade de repensar os atos, é também um dom divino. Principalmente quando nos conduz ao caminho da perfeição. É o que chamamos de escrever certo em linhas tortas. É como a calmaria após o dilúvio; Como a bonança após a tempestade; Como a ressurreição na eternidade. Com tudo isso, e um pouco mais, é possível vir do céu ao céu, ver além das imagens e vencer o bom combate.

J.P.D.

Um comentário:

  1. OBS: Quando falo em 'ver além das imagens' me refiro às imagens (e visualizações mentais) como a sedução dos homens que ainda vivem nas cavernas. Detém-se ao buraco da fechadura, pra conferir os pecados alheios, ao invés de expandir a percepção e compreender o que realmente interessa. Preferem escolher entre a Terra, o Sol e a Lua, em vez do ocupar o universo infinito por completo.

    ResponderExcluir