quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Conquistar o Mundo


Após oito horas de viagem, da fronteira oeste até a capital gaúcha, desembarco na rodoviária de Porto Alegre com três bagagens em mãos, histórias pra contar e um tanto de saudades. Saudades de meus familiares, especialmente mãe e filho, os quais passei os últimos dias. Mas, saudades também de Porto Alegre. A cidade que vem me acolhendo, cada vez mais, em todos os sentidos.

Após tomar um café com leite com uma torrada simples no Rodobar, peguei um taxi direto ao alto da Bronze. Parte do centro histórico, onde resido na capital farroupilha. Uma conversa rápida com taxista pra perguntar as novidades e contar um causo. Aliás, se há algo que gosto de fazer é contar causos.

Me despeço do taxista com um ‘Bom trabalho’. Chego ao condomínio e felicito os porteiros com um ‘Feliz Ano Novo’. Abro a caixa de correspondências e encontro três envelopes. A revista do Inter; Um estrato de FGTS e um livro ao qual tive um poema selecionado. (Poema transcrito no fim desta postagem)

Subo até o apartamento e descubro que aprendi alguns ‘macetes’ nestes vinte anos em que moro sozinho. O primeiro deles é deixar uma fresta aberta na vidraça (suficiente pra entrar apenas ar), com a finalidade de manter a casa arejada. O segundo, colocar água nas plantas antes de viajar (Ufa; Estão vivas) O terceiro, deixar a casa limpa pra evitar insetos (Beleza; Nenhum sinal deles). E o quarto, retirar os equipamentos eletrônicos da tomada.

Então, ligo o rádio, na Ipanema FM, e ouço Carlos Santana me dando as boas vindas: ‘Oye Como Va’. Abro as janelas, registro uma foto do nascer do sol com o Instagram; Posto nas redes pelo celular; Ligo o computador e inicio a digitar estas linhas. Pra dizer a mim mesmo: ‘Enfim, em casa; Pronto pra conquistar o mundo?’.

  
Tudo é Magia

Tudo é magia
Começar pelo fim
Prolongar o começo
Se adiantar no início
Se atrasar no caminho
E mesmo assim
Chegar na hora marcada

Tudo é magia
A tentativa que dá certo
O erro quando arrumado
Todos juntos
Frente a frente
Lado a lado

Magia é experimentar
Sentir, entender e explicar
Nascer, crescer e se multiplicar
Debater, discutir e amar

Magia é viver a alquimia
Estrelas da noite
Sobre o sol do dia
Muito além da lua
Atravessando a rua 
Em total sintonia
Como um cometa em sinergia
Conectado em telepatia
Pelo serviço de telefonia

Magia é interação e conexão
Comunicação e terapia
Soma, divisão e multiplicação
O filme, o livro, a poesia
Enfim; Tudo é magia

Poesia publicada no ‘Panorama Literário Brasileiro – As melhores poesias de 2013 – Selecionadas pelo Corpo Acadêmico do 1º Colegiado de Escritores Brasileiros’ – Editora CBJE.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário