sexta-feira, 9 de março de 2012

Exu bebe coca-cola


Sábado passado produzi um vídeo que postei no YouTube. O vídeo chamava-se 'Por um mundo melhor' e fazia um apelo às religiões afro-brasileiras para que evitassem fazer despachos e oferendas em locais públicos. E desta maneira ajudar a tornar o planeta um lugar mais limpo e apto a receber as energias que vem do céu. Depois de este vídeo ir pro ar recebi um e-mail anônimo com a seguinte explicação.

A pessoa que me escreveu se identificou como praticante e me explicou que estes ritos são milenares. Os tipos de oferendas e trabalhos são infinitos. A cada dia são criados novos ritos orientados pelos Orixás. A cerveja para Ogum abrir caminho. Ou a cachaça para Exu no mesmo sentido. O despacho dos sapatos da pomba-gira no sentido de deixar para trás o 'por onde andou'. O tradicional trabalho com moedas em frutas intitulado 'comprei a sua vida'. Ou da faca com carne, que para alguns, quer dizer 'corte e será cortado'.

Tudo isto parece uma loucura. Champanhe e pipoca agora já não bastam para agradar os deuses. O Preto já não quer mais caixa de fósforos, agora quer Zippo. E para completar, fiquei sabendo nas esquinas e terreiros que Exu bebe Coca-Cola. 


J.P.D.

Um comentário: