sábado, 31 de março de 2012

Assuntos polêmicos


Chegamos ao ano eleitoral e já é possível começar a estudar as possibilidades de voto. Apesar de hoje em dias muitos dos eleitores escolherem seus candidatos pela pessoa, e não pela sigla, o partido continua sendo importante nesta decisão. São os partidos que definem a aprovação de projetos por parte dos vereadores. Neste sentido alguns assuntos polêmicos fazem a diferença nesta escolha. Vou citar apenas três temas polêmicos para que possamos ter uma ideia.

O primeiro assunto que gostaria de enumerar é a questão do aborto. Muitas vezes condenado pelas religiões e contestado por alguns médicos, os abortos pré-natais são realidade em nossos dias, mesmo que realizados de forma ilegal e perigosa. A questão do aborto precisa ser estudada principalmente  nos casos de estupro e em casos de gravidez onde há risco de vida da gestante e filho. Estes casos são exceções e merecem nossa atenção.

Outro tema que merece destaque é a descriminalização das drogas. Como a maconha por exemplo. Todos sabemos que as drogas ilícitas fazem mal a saúde. Física e mental. Assim como o álcool e o tabaco. E, sobretudo, o tráfico serve para financiar o crime organizado. A legalização da maconha e criação de zonas de consumo legal, como na Holanda, acabaria com o tráfico. De outro lado, sabemos que a proibição não acabou, e nunca irá acabar com o consumo. Neste sentido o usuário não deve ser tratado como um criminoso, mas sim encaminhado a tratamento. Contudo, os traficantes continuam sendo criminosos. Pois além do comércio ilegal, sem o pagamento de impostos, contribuem de certo modo para a morte de inúmeros usuários além de financiar outras formas de crime. Deve ser levado em consideração que no plantio ilegal da maconha por exemplo são utilizados agrotóxicos que por vezes são até mais prejudiciais que a própria canabis. Talvez o plantio legal e fiscalizado pudesse acabar com este detalhe fatal.

O terceiro tema que gostaria de compartilhar é a questão do casamento gay. Sabemos que os homossexuais, assim como outras minorias, são discriminados por sua opção sexual. Por vezes visto até mesmo como doentes. Na Argentina, assim como em outros países, o casamento entre pessoas do mesmo sexo já é oficial há algum tempo. Esta é uma questão a ser revista em nosso país.

Neste sentido precisamos estudar as opções de voto. Pois por trás dos candidatos, existem siglas que defendem determinadas ideologias. Esta é a melhor maneira de ter certeza de que seus princípios e interesses serão defendidos no poder. Faça a melhor escolha.

J.P.D.


Nenhum comentário:

Postar um comentário