segunda-feira, 12 de março de 2012

A importância da Escola


A escola, juntamente com a família, é uma das instituições mais importantes na formação do cidadão. É na escola que aprendemos, além de ler e escrever, a nos relacionarmos em grupo com pessoas estranhas. Ou seja, é a primeira oportunidade que temos de socializarmo-nos. Contudo a escola muitas vezes deixa de ser valorizada. A precariedade de infraestrutura, a falta de professores, e o baixo salário deles se torna um grande problema na formação do jovem brasileiro.

Hoje estava assistindo um telejornal na hora do almoço e foi televisionada a notícia de que faltam professores nas escolas de Porto Alegre. A matéria ainda citava um grande número de casos de abandono  do cargo por parte de alguns professores concursados. Isto tudo se deve, em parte, aos baixos salários da categoria. Não é à toa que o CPERS (Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul) realiza greves a mobilizações todos os anos na tentativa de sensibilizar o governo a pagar um salário mais digno aos educadores.

A sala de aula é um ambiente de desenvolvimento de valores e aquisição de conhecimento. A escola também é o primeiro espaço que trabalha a governamentalidade. Termo este utilizado pelo filósofo francês Michel Foucault para traduzir o resultado do trabalho que é feito nos indivíduos para torná-los governáveis. Tornando-os capazes de se enquadrar em uma sociedade onde convive o poder e a liberdade. Os direitos e deveres. 

É por estas e outras que a escola é o espaço mais importante na formação do indivíduo. Juntamente com a família e outras instituições, a escola ajuda a transformar os seres humanos em cidadãos. Neste sentido é mais do que necessário valorizar a escola, os professores e a educação em si, para tornar o Brasil um país cada vez mais desenvolvido tanto no âmbito social quanto culturalmente. No mais, salve a escola.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário