sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Impresvisão do tempo



Estamos acostumados a querer saber o que vai acontecer no futuro. Muitos dentre nós lêem o horóscopo e fica atento às previsões do tempo nos telejornais na tentativa de antecipar fatos. Acompanhamos os preços das commodities, as altas e baixas da bolsa de valores, a cotação do euro e do dólar. As tendências de moda à próxima estação. Tudo isso na tentativa de saber como será o amanhã.

O fato é que as previsões costumam errar em alguns casos. Alguns pesquisadores como Duncan Watts e Zygmunt Bauman já atentam a isso. Muitas vezes a previsão nos revela um dia seguinte de sol ou chuva, e chegamos no dia seguinte e encontramos uma situação distinta. Os meteorologias não afirmam o que irá acontecer, mas trabalham com probabilidades e chances.

Assim sendo, precisamos analisar dados pra calcular previsões. A estatística é uma aliada nesta busca por respostas sobre o futuro. Nela entram dados do passado coletados e registrados através da história. Mesmo assim, apesar de todo planejamento que fizermos, é impossível saber onde estaremos daqui cinco anos, daqui quinze anos, ou se viveremos além dos setenta anos.

Ao contrário do planejamento estratégico do marketing e da administração, que nos propunha objetivos concretos norteadores do futuro, ancorados em um plano de ações na busca da mensuração de resultados. Em alguns momentos é imprevisível saber o que irá acontecer nas próximas vinte e quatro horas. Quanto tudo esta parecendo normal uma bomba explode no metrô londrino, aviões se chocam contra arranha-céus em Manhatan, e um tsunami submerge ilhas do pacífico sul.

Apesar destes e outros ocorridos também somos premiados pelas imprevisões positivas. Cartomantes e profetas costumam errar mais do que acertar. Ao contrário de cientistas, estatísticos, filósofos, sociólogos e outros pesquisadores. Estas são previsões com maiores chances de acerto. Já as previsões do tempo se traduzem em imprevisões. Neste contexto ser precavido pode ser a melhor atitude pró-sobrevivência. Na via das dúvidas leve o guarda-chuvas e os óculos escuros na mochila.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário