sábado, 18 de agosto de 2012

Tudo está em todos




Neste sábado resolvi formatar o texto de uma nova forma. Deixemos um pouco a seriedade de lado e vamos 'viajar na maionese'. Aliás, maoinese pede pizza. E pizza pede guaraná. E se tiver uma boa companhia pra curtir bons momentos de amor, carinho e boa conversa. Melhor ainda. 

Mas nem todos se contentam com tudo. Apesar de tudo estar no homem. E continuar sendo assim mesmo que renunciássemos alguma coisa. Mesmo que algumas vozes internas se calassem por um tempo. Mesmo que alguns de nossos "eus" adormecessem por tempo indeterminado. Tudo continua ali. O lá é logo ali. E o ali pode ser aqui.

Mesmo permanecendo na consciência de que tudo está imerso nas pessoas. E que muitos dos sentimentos e pensamentos que fabricamos, produzimos e compartilhamos a partir de nossas experiências, mesmo que comercializados permanecem na alma de seus criadores. É como descobre que tudo aquilo que poderia sair ou entrar em nossa mente ou coração, sempre esteve ali e permanecerá ali eternamente. Sim, a alma humana é uma manifestação divina do eterno e do infinito.

Muito parece confuso. Mais confuso do que um velho menino crescer. Ou do que um Cavaleiro-Cavalo-Guerreiro dizer 'Sou espada'. Impossível negar que se tudo está no Onipresente, e o Onipresente está em tudo em todos. Logo tudo está em todos. Tem sido assim deste sempre. 

O Criador não tem religião. Mesmo havendo muitas a seguir o caminho da verdade e da vida. Igrejas, cidades, estamos e nações. Tudo está em tudo. Mesmo que alguém pedisse algo sem outro alguém. Ou que alguém preferisse pensar que teria sentido ou visto algo sem um outro alguém, mesmo que tivesse aceitado exumar de si o mesmo sentimento, mesmo assim, tudo permanece em cada um. Assim como Jorge está na Capadócia, na Inglaterra e no Brasil, está também em incontáveis lugares ao mesmo tempo. De fato, nosso ‘outro’ e nosso ‘mesmo’ coexistem em nosso interior. E se 'somos um' ao mesmo tempo que 'somos nós conosco', nada seríamos uns sem os outros. 

Sim, afirmo mais uma vez, tudo está em todos. E é assim desde sempre. Contudo, entre o bem e o mal, o certo e o errado, em alguns casos é preciso silenciar uma das vozes pra que a outra possa falar. Não como uma escolha. Mas como uma forma de convívio pacífico. E um acordo mútuo entre os "sous" que habitam no "somos". Seguimos sendo o que somos. E seguir é continuar. Descobrir, e redescobrir tudo isso no decorrer da vida seria retratar o que muitos chamam de 'a volta dos que não foram'. Prefira seguir em frente do que marcar o retorno.

Contudo, mais interessante do comercializar ideias e pensamentos é descobrir que elas já estão ali. Em nosso interior. E que cada um de nós pode encontrá-las, produzi-las, criá-las, recriá-las, silencia-las ou faze-las falar quando desejamos. Sim tudo está em todos. Mas pizza e guaraná são melhores quando podemos compartilhar com mais alguém. Mesmo que o tudo se completasse com o nada. Ou com um pouco mais do melhor. Tudo está em todos.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário