sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O papel do Vereador – Um contrato com a sociedade


Os vereadores são responsáveis por propor e aprovar leis e ações relacionadas ao governo dos municípios. São representantes do povo, eleitos através do voto popular de quatro em quatro anos. Em Porto Alegre a câmara é composta por 36 vereadores.

Os vereadores fazem o papel de intermediário entre a execução das ações públicas e as necessidades do povo. Cabe aos vereadores ter um contato aproximado com as comunidades, associações, localidades, distritos, bairros, e outros grupos para que estes possam transmitir quais são suas necessidades e interesses.

O vereador precisa estar focado no desenvolvimento social e na resolução dos problemas comuns à sociedade. Promovendo a inclusão social com oportunidades igualitárias. Identificando quais são as necessidades das comunidades e atendendo tais demandas.

A gestão de um vereador precisa estar inserida em um contexto de visibilidade e transparência. Precisa estar ciente que trabalha para ao povo. E que os interesses do povo vêm antes dos interesses privados.

Contudo, um vereador precisa do apoio dos demais vereadores. É impossível aprovar um lei sozinho. O voto no plenário precisa ser decidido de acordo com o entendimento do vereador em relação aos interesses do povo. A solução dos problemas das comunidades precisam vir antes dos interesses partidários. E a comercialização do voto deve ser descartada por completo.

Um vereador precisa ter pulso firme. Saber que é eleito pelo povo e que governa para ao povo. Precisa privilegiar as classes de trabalhadores., sejam eles empregados ou empregadores, assim como estudantes e outros cidadãos empenhados no desenvolvimento da sociedade.

É preciso estar atento a tudo que acontece. Aos avanços tecnológicos. Aos avanços promovidos em outras cidades, estados e países. Aprendendo constantemente e interagindo de forma contínua com o mundo. Tendo a noção de que existem soluções globais para alguns problemas locais, enquanto de outro lado algumas soluções locais podem se tornar modelo de solução a ser exportada a outros municípios.

Enfim, o vereador precisa ter o compromisso de honrar a cadeira que receber do povo. Saber que é o eleitor que está pagando o seu salário. E que são os eleitores que podem lhe cobrar por sua presença ou ausência. Estes são alguns dos compromissos que um vereador precisa honrar.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário