quinta-feira, 21 de junho de 2012

Conquistar a si mesmo


É comum que cada um de nós busque nas atividades do cotidiano encontrar uma forma mais digna de viver. Alguns buscam a felicidade nas pessoas que amam. Pais, filhos, irmãos... Há também aqueles que depositam suas esperanças de realizações no esforço diário da jornada. Mesmo que busquemos conquistar o espaço externo, a conquista maior está em nosso interior. 

Saúde, trabalho e qualidade de vida. Longevidade e realizações materiais. Conhecimento e sabedoria. Maturidade, independência e liberdade. Contudo a maior conquista é o domínio de si mesmo. Controlar impulsos e instintos. Focar naquilo que realmente é construtivo. Perseverar fazendo o que for preciso desde que no caminho do bem. Mas sabendo que para tudo há um momento.

A conquista do universo interior possibilita conquistar outros espaços. Inverter esta ordem poderia ser arriscado, pois não há garantias. Assim os magos mergulham em suas poções mágicas, incorporando entendimentos. Sócrates e Sun Tzu concordam quando falam que é preciso conhecer a si. Já Confúcio coroa o guerreiro com o domínio e a conquista do próprio ser. No mais é questão de seguir vencendo e para vencer.


J.P.D.


Nenhum comentário:

Postar um comentário