terça-feira, 26 de junho de 2012

Um novo caminho


Seguindo nossa conversa a cerca da solução de alguns problemas que encontramos hoje na sociedade, me vem ao pensamento a situação dos presos e presídios. Sabemos que o sistema carcerário atual precisa ser revisto. Não é questão de tirar os presos da prisão, mas sim de dar oportunidades de regeneração e cura.

Neste sentido a prestação de serviços e a educação surgem como uma porta para uma nova vida. Dar oportunidades às pessoas, que em algum momento da jornada quebram regras e desafiam a lei, é uma forma de recuperar a essência natural da civilidade.

Precisamos rever os conceitos da sociedade atual. Deixar a responsabilidade das decisões para os representantes da política seria um erro maior. A sociedade precisa participar das decisões como um todo. Cada um precisa ter direito a opinar e sugerir. E isto não é um papel exclusivo do quarto poder. 

Com toda a tecnologia que dispomos hoje em dia, é possível sim abrir caminho para este novo conceito de política não representativa. Onde cada cidadão possa participar dentro de uma coletividade como legislador, executivo e judiciário. 

Eis uma nova forma de trabalhar com os desafios que a sociedade nos traz. Mais participação e maiores oportunidades. Transparência total. Visibilidade e inteligência coletiva. Construção social do conhecimento. Preservação da cultura. E utilização da tecnologia no implemento destas melhorias. Eis um novo caminho.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário