terça-feira, 23 de outubro de 2012

Desafios do Empreendedor


Notamos crescer o números de empreendimentos nos últimos anos. A entrada e aceitação de uma empresa no mercado é um desafio a ser conquistado pelos empreendedores que arriscam ter um negócio próprio. A grande maioria das empresas não sobrevive aos três primeiros anos. Porém, a maior parte daquelas que ultrapassam este período conseguem obter o lucro desejado. 

A grande sacada para que uma empresa se dê bem no ambiente competitivo dos dias atuais é identificar uma necessidade do mercado e oferecer um produto diferenciado. Seja na qualidade, no modo de entrega, nos produtos agregados, nos serviços complementares ou no preço. A partir de então o desafio é atender as necessidades do cliente criando satisfação e gerando fidelidade.

Neste sentido empreender se torna um caminho alternativo para quem busca uma possibilidade de independência. Uma das vantagens de ter o próprio negócio é poder escolher o que, e como, produzir e comercializar. 

Muitas empresas sobrevivem nos primeiros anos a partir de um capital externo. Um capital inicial, que por muitas vezes vem de reservas do empreendedor ou de um trabalho externo realizado independente do negócio próprio. Grande parte das empresas trabalham os primeiros anos apenas pagando contas e repondo investimentos, o que em alguns casos é um fator adversário da motivação.

A partir da conquista de uma fatia do mercado, as empresas começam a ter lucro maior do que os investimentos. Ou seja, o caixa começa a ter saldo positivo. De qualquer forma as consultorias empresariais recomendam que boa parte do capital obtido com o negócio seja investido no próprio empreendimento.

Com um fluxo de caixa positivo, os investimentos no negócio se tornam mensuráveis. É necessário que os empreendimentos invistam em tecnologia, treinamento e mão de obra para que o crescimento se torne alcançável. 

Apesar de todas as dificuldades possíveis, há muitos casos de empreendedores que partiram do zero. Desprovidos de capital inicial, parcerias, mão de obra auxiliar, carteira de clientes e indicações; E mesmo assim obtiveram o crescimento e reconhecimento do mercado. Isto mostra que a partir de uma boa ideia, somada à força de vontade e ao trabalho duro, todo empreendimento pode dar certo.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário