sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Universo Criador


Na evolução do mundo em que vivemos a criação tem papel fundamental nas transformações que são realizadas pelos homens. Tanto em suas próprias identidades quanto no mundo em que vivemos. A criação muitas vezes é oriunda da inspiração, porém ela só é consolidada quando há um tanto de imaginação seguida de 'transpiração'.

O homem é um observador do universo. É um pesquisador do tempo. Faz de sua própria vida um laboratório para comprovar hipóteses e defender teses, respondendo as questões que surgem no caminho e formulando novas perguntas. De alguma forma podemos dizer que nada surge do nada. As criações humanas na verdade são recriações das experiências anteriores da espécie.

'Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma' dizia Lavoisier. Neste sentido o novo nada mais é do que uma recriação do velho. O futuro e o passado coexistem no presente. O amanhã é o resultado das recriações do ontem que hoje estão sendo executadas.

O processo criativo traz muito da imaginação do homem. Os homens só podem realizar aquilo que previamente mentalizam, a menos que criem por acaso. O que seria pura sorte. Ou seja, a imaginação é a base para a criatividade. E a criação é uma projeção da reconstrução daquilo que já existe. 

Neste sentido os homens assumem-se como criadores e criaturas de si mesmos. Criamos o mundo em que vivemos e a realidade que nos cerca, reinventando a nós mesmos a cada momento. A sociedade em que vivemos, o mundo que conhecemos e a identidade dos homens são frutos das próprias experiências como seres humanos.

A criação parte da imaginação, mas também do autoconhecimento. Só podemos recriar aquilo que conhecemos anteriormente. O processo criativo nada mais é do que uma transformação a partir da imaginação. Seguido de muito trabalho e experimentação. 

Como semelhantes ao criador, o que pensar das criaturas e da criação, a não ser como sendo 'seres criadores em um universo criativo em plena transformação' ?

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário