terça-feira, 9 de julho de 2013

O preço da recriação


A recriação da realidade requer mudanças drásticas de atitude. Construir uma nova identidade a partir da anterior. É como formatar a máquina, fazer back up do que interessa, retirar o desnecessário e instalar os softwares de nossa preferência; Abrindo espaço aos novos arquivos, músicas, textos e imagens; Mantendo a parte essencial da memória que nos liga às boas lembranças do passado.

Sobre o contexto da intencionalidade, existem dois tipos de recriação. As voluntárias e as involuntárias. As voluntárias são conscientes e baseadas em escolhas reflexivas. Enquanto as involuntárias são esporádicas e isentas de programação ou interesse consciente. Há uma tendência de que a maioria das transformações benéficas e construtivas sejam conscientes enquanto boa parte das transformações destrutivas são involuntárias.

O certo é que podemos nos recriar do zero e chegar ao cem por cento. Infelizmente, o contrário também ocorre. Mas vamos focar nas transformações construtivas. Aquelas em que o indivíduo busca uma recriação no sentido do progresso e do desenvolvimento. Revendo hábitos e reprogramando rotinas. 

Toda transformação parte de uma mudança de postura. Experimentamos pensar de outro modo. Olhar por outro angulo. Agir e reagir de outra forma. Boa parte destas mudanças é baseada em referenciais. Adotamos exemplos de casos de sucesso nas áreas que desejamos nos desenvolver. E seguimos tais exemplos em nosso dia-a-dia.

Muitas vezes a transformação da realidade requer a superação de um problema. Um hábito, um medo, um pensamento, um vício ou empecilho encontrado no caminho. A superação destes obstáculos move o desenvolvimento e muitos guerreiros da vida real, os quais alcançam o progresso considerável. A superação parte da identificação do problema e consequentemente da libertação dos velhos hábitos.

O certo é que uma vez superado um problema, aquele que o supera sente-se tomado pelo gosto da superação. E, partindo da primeira conquista, seguem em luta cotidiana a fim contabilizar novas conquistas. Muitos focam no profissional, outros no relacionamento, na forma física, na saúde, nas conquistas materiais, na soma de títulos e graus de reconhecimento, no poder e na fama. Mas todos buscam a mesma coisa. Crescer e se desenvolver.

Movidos pelo desejo de sucesso, cada indivíduo consciente e determinado segue investindo firmemente naquilo que acredita ser uma forma melhor de viver. E quando há determinação os resultados surgem. Alguns ganhos são colhidos de imediato. Outros vêm com o tempo. Um dia de cada vez. Com empenho será possível colher os frutos do trabalho.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário