sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Filosofando .'.


APRENDIZAGEM .'.

Mais do que obter conhecimento; A aprendizagem faz sentido quando a aplicamos de forma prática. Seja ampliando os conhecimentos; Abrindo caminhos; Legitimando subjetividades; Criando produtos, serviços, métodos e técnicas .'.

DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES .'.

O diálogo interdisciplinar ocorre quando conectamos saberes distintos através de elos que os integram .'.

O conhecimento, a aprendizagem e a produção de significados; A teoria e a prática; O profissionalismo e a sala de aula; As vivências e a legitimação de caminhos alternativos; O humanismo e o mercado; A filosofia e a tecnologia; A interação dialógica e o desenvolvimento espiritual; O emocional e o intelecto; A razão e o sentido .'.

RECRIAÇÃO .'.

Reserve algumas vivências e recrie-se a cada momento .'. Eis o segredo da singularidade .'. Quem jamais coloca-se como um produto por inteiro, continua sendo único .'. Mesmo que algumas coisas tenham valor estipulado .'. Preserve a essência .'. Inclua este requisito no seu plano, desde o início .'.

AOS POUCOS .'.

Tudo tem um porquê. Você ingressa na escola para aprender. Faz faculdade para trabalhar na área. Inicia uma carreira para crescer profissionalmente. Pratica esportes para melhorar, ou manter, a forma e o condicionamento físico. Mantém uma crença para fortalecer-se na fé .'.

Em vez de degraus isolados .'. É uma longa escalada .'. Lembrando que uma maratona é composta pela soma do metro-a-metro .'.

Ninguém inicia uma maratona para correr cem metros .'. O que vale é o metro a metro em cada frente de avanço .'. A jornada é tranquila se mantermos um ritmo médio .'.


ASSUMIR-SE .'.

Assumir-se um, dentre vinte, ainda é melhor do que julgar-se todos e nenhum .'. Zerar o próprio um, recriando-se do zero, transcende tudo isso .'.

SINGULAR .'.

Proteger a identidade singular (plural) do ser, eventualmente, implica evitar definir-se, ao próprio entendimento .'.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário