quinta-feira, 3 de setembro de 2015

A Humanidade, O Pós-humano & O Espírito .'.


(vídeo ilustrativo)


Eis algumas questões filosóficas existenciais.

Uma delas, é questão que define o homem como humano. A espécie animal racional do Homo Sapiens Sapiens.

A questão subjacente é a questão do pós-humanismo. A tentativa de criar formas de inteligência artificial. Quando o homem desafia a natureza e brinca de criador.

Enquanto; A questão tangente é a que define o 'ser consciente' como 'ser espiritual'. Sendo, o espírito, transcendente à espécie. O pensamento racional, o intelecto cognitivo e o despertar da consciência, transcendente à psicologia, pois se configuram como 'entidades metafísicas'.

A espécie animal vive ciclo (material) temporário. Tal como os planetas do Sistema Solar, o próprio Sol e as estrelas (cujas as partículas se recriam como astros). Enquanto, o espírito é eterno.

O avanço do pensamento pós-humanista, ultrapassa as questões de evolução genética ou tecnológica.

Estamos falando de entender que somos: 'O espírito em experiência humana' em vez do contrário a isso.

Contudo, simultaneamente, compartilhamos a experiência da compreensão do ser como 'um animal em experiência espiritual'. O que era um pensamento anterior ao nosso.

É óbvio que ninguém é melhor que ninguém por pensar assim. Porém, respeitando as visões sobre o tema, pensamos diferente do pensamento que reduz o homem ao humano.

Entendemos que perpetuamos a consciência espiritual, além da espécie humana, como "espírito" que "somos" (Assim: o sujeito singular conjugado no plural) .'.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário