quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Trabalhador .'.


Há uma distorção conceitual da sentença "O trabalho dignifica o homem" .'.

Por vezes confundido com auto-sustento, lucratividade ou ganhos materiais. O que é uma mera consequência do trabalho remunerado. Diferentemente dos trabalhos voluntários, obrigatórios, sentenciais, sociais, de caridade, para si mesmo ou religiosos .'.

Trabalho, conforme o dicionário, significa: "Ato ou efeito de trabalhar; Exercício material ou intelectual para fazer ou conseguir alguma coisa; Ocupação em alguma obra ou ministério. Esforço, labutação, lida, luta. Aplicação da atividade humana a qualquer exercício de caráter físico ou intelectual. Ação pelo qual o homem atua, de acordo com certas normas sociais, sobre uma matéria, a fim de transformá-la. A própria obra que se compõe ou faz. Obra literária ou artística. Filosofia, alquimia ou magia. Empreendimentos. Etc." .'.

Neste contexto, existem realidades inversas. O homem que trabalha e ainda carece de independência financeira, fruto de seus esforços. De outro modo, o homem que foi indenizado, recebeu um herança, vive de rendas ou da exploração ilegal do trabalho dos outros .'.

Neste sentido, é trabalhador aquele que esta focado em produzir algo, ou atingir determinado objetivo, através dos próprios esforços. Cumprindo horários, atividades e cronogramas. Seja qual forem os ganhos, ou a fonte, do respectivo sustento .'. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário