domingo, 13 de setembro de 2015

Estudos .'. Ao Progresso .'.


Estamos acostumados a ouvir o discurso da promessa de um mundo melhor. As novas gerações se configuram como 'terras virgens' sedentas por novas descobertas. Reproduzindo os efeitos da economia capitalista. O consumo exacerbado de tecnologias multimídia. Os instrumentos eletrônicos se tornam ferramentas cotidianas. Questões importantes revelam-se nas evidências de que os jovens precisam ser adestrados ao consumo .'.

Destinados a determinar o volume crescente de conhecimentos incorporados no futuro iniciado. Tentando inserir-se nas agendas políticas, sociais e culturais. O jovem carece de formação complementar, técnica e teórica, para prosperar no mercado de trabalho. Mais do que o volume de conhecimentos, a formação do cidadão inclui a atenção aos valores éticos e morais. Enfatizando os direitos sociais, a formação da consciência racional, e motivacional, direcionada ao progresso .'.

A mobilidade social é possível quando há oportunidades de formação profissional e, consequente, inclusão no mercado. Determinadas profissões impõe a necessidade de reciclagem (estudos e formação) durante a vida toda. Principalmente aos cientistas, pesquisadores e educadores. do mesmo modo que aos intelectuais, pensadores e empreendedores (inovadores). O conhecimento, fruto do estudo, é fator chave à construção do do progresso .'.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário