quarta-feira, 25 de julho de 2012

A construção da Inteligência Coletiva


Nas proximidades da virada do milênio o francês Pierre Lévy escreveu o livro Inteligência Coletiva, lançando assim o termo. De lá pra cá inúmeros pesquisadores se empenham em pesquisar a construção do conhecimento onipresente, assim como a cibercultura como fonte de saber compartilhado.

Neste sentido, através da netnografia e observação participativa é possível perceber que cada vez mais nos encaminhamos à um momento em que o conhecimento total estará a disposição de todos. E mais do que isso, será o fruto da construção coletiva de nós internautas que, como prossumers, atuamos como colaboradores da construção destas e outras informações. 

De qualquer forma isto já vem acontecendo hoje em dia. A Wikipédia é um exemplo de construção colaborativa, em que cada internauta participa postando e editando conteúdos. Da mesma forma funcionam os fóruns de discussão. E por conseguinte os blogs que permitem comentários e oferecem a possibilidade de interação.

Assim sendo, nós internautas criadores e consumidores de conteúdo multimídia participamos destas transformações como prosumers. Toda vez que comentamos uma postagem ou até mesmo quando clicamos no botão 'like' de um vídeo do YouTube, ou compartilhamos no Facebook uma foto do happy hour com amigos, estamos de algum modo participando da construção do acervo multimídia que compõem a cibercultura no ciberespaço.

Desta maneira a inteligência coletiva se torna algo cada vez mais próximo. Hoje em dia já é possível encontrar quase todo tipo de conhecimento no Google.. Desde instruções para formatar o computador, instalar um softwares ou assar um churrasco. Enfim, participamos cada vez mais da construção de um conhecimento coletivo que está à disposição de todos. 


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário