sábado, 28 de julho de 2012

Entre Gerações


Hoje em dia vivemos em um mundo onde as interações ocorrem de maneira intensa, embora caracterizado pelos laços superficializados. Conforme mostra o vídeo acima, os jovens de hoje em dia tem a tendência de realizar várias atividades ao mesmo tempo. Navegam em redes sociais, enquanto enviam currículos, assistem televisão e escutam música. Tudo ao mesmo tempo. Mas não são só os jovens que agem assim. Da mesma forma como não são todos os jovens. 
Apesar de esta ser uma característica das gerações x e y, assim como os milenials, muitos adultos, e até mesmo pessoas da terceira idade, já incorporaram estas características, a partir da interação com o público mais jovem. De qualquer forma os milenials são mais inquietos, buscam absorver conhecimentos sozinhos e priorizam curtir o caminho enquanto rumam em direção ao objetivo. 
De qualquer modo podemos dizer que os milenials existem desde sempre. Se buscarmos na literatura e na história encontraremos pessoas que já agiam assim há séculos. A diferença é que estas características da personalidade multimídia e do tempo real, em que fazemos tudo ao mesmo tempo utilizando o que chamamos de foco distribuído, estão sendo cada vez mais acentuadas pelas tecnologias.

De fato as tecnologias são extensões dos sentidos humanos. E assim como evoluem as tecnologias, evolui também suas relações com os indivíduos. O certo é que as gerações precisam aprender umas com as outras. Somar experiências e multiplicar conhecimentos. Com a maturidade da vida adulta, a sabedoria e experiências de vida dos idosos, a inquietude dos jovens e a curiosidade das crianças, poderemos aprender, viver e produzir mais e melhor.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário