domingo, 22 de julho de 2012

Interação pessoal virtual


Geralmente quando falamos sobre redes sociais primeiramente vem a nossa mente as tecnologias de interação. Os softwares, as plataformas e a tecnologia multimídia. Contudo precisamos levar em consideração que antes das redes sociais serem uma interação mediada por máquinas, são uma interação entre pessoas.
Deste modo para entendermos da interação virtual precisamos, antes de qualquer coisa, entender de pessoas. Entender das relações humanas sobre o aspecto social. A sociologia estuda em sua origem as relações dos homens com a sociedade e as formas de poder. 
Observando as relações virtuais entre usuários de mídias sociais, podemos perceber que os usuários tendem a se organizar em grupos de interação segundo suas afinidades e objetos de interesse. O fato que leva um internauta a participar de uma comunidade virtual provém de suas afinidades com o tema em questão.
A partir de então podemos notar que as identidades dos indivíduos são comuns às identidades das tribos, e as identidades das tribos, por sua vez, são o fruto da soma das experiências individuais dos internautas que participam delas.
Na era das tribos do ciberespaço os laços que unem os internautas em uma relação virtual, não são tão fortes quanto os laços de uma interação real tradicional. As comunidades tradicionais deram espaço às redes de relacionamento.
É sabido que as redes sociais existem desde antes da internet. A família, as religiões, as escolas, clubes, grupos de amigos reúnem pessoas e promovem a interação muito antes das tecnologias de comunicação existirem. O que notamos hoje em dia é a facilidade de interagir independente do espaço tempo.
A internet possibilita uma interação em tempo real, ou off-line, com pessoas localizadas em distintos espaços geográficos. Apesar de todas estas mudanças na maneira como interagimos uns com os outros, o âmago das relações humanas ainda é o mesmo. Partimos das afinidades e dos interesses comuns ao afeto, apreciação e gosto mútuo. Neste sentido os estudos em interação humana precisam levar em consideração que antes e depois da interação virtual, há a interação pessoal.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário