segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O Pós-Humano


Nas últimas décadas cresce a corrente de pensamentos pós-humanistas. O pós-humanismo sugere a evolução do homem baseada no desenvolvimento de valores e padrões da espécie humana. Que vão desde a mutação genética ao uso de próteses tecnológicas como extensões dos sentidos humanos. Buscando a transcendência de limites da capacidade motora, da organização sócio política e a extensão da inteligência.

Resumindo. O pós-humanismo sugere o desenvolvimento humano, social e tecnológico. O surgimento de uma nova espécie. A evolução da espécie humana. Onde o homem, visto como uma máquina, será dotado do controle total sobre o conhecimento. Com acesso livre à inteligência coletiva. Tendo sua natureza biológica transmutada e apoiada pela tecnologia. Uma espécie de mutante ciborgue.

A transmutação da espécie, segundo pesquisas, se dará a partir de um conjunto de ações evolutivas oriundas da própria ação humana. Que vão desde a mutação genética ao uso da tecnológica na expansão da capacidade de comunicação, acesso ao conhecimento e interação conectiva.

Apesar de parecer uma utopia da ficção, baseia-se principalmente em preceitos científicos e filosóficos. E como todos sabemos, muito do que é real é criado a partir do imaginário. O que nos revela uma grande possibilidade de, em breve, termos a Terra povoada pelo pós-humano. Outro objetivo da ciência é agir biologicamente na longevidade da espécie. Criando corpos mais resistentes e, quem sabe, alcançando a imortalidade.

Neste sentido as pesquisas pós-humanistas evoluem na busca da superação dos limites humanos. E tudo isso nasce da imaginação do homem. O mundo é movido pelos mitos. Conforme coloca Rüdiger (2008): 'Nós acreditamos em pessoas não-humanas, desde espíritos e santos, até animais e extraterrestres'. Podemos dizer que são estas crenças que movem os estudos pós-humanistas. 

Criar um ser superior ao que conhecemos como humano, coloca o homem próximo do divino. O poder sobre a vida e sobre a criação. Rüdiger explana que 'o humanismo é, portanto, um sentido histórico formador de mundo, uma figura metafísica, que passa por sucessivas interpretações, às vezes individualista, outras coletivista, às vezes acessória e subordinada, outras exclusiva e imperial'.

O pós-humano é na verdade a auto-criação da coletividade. Onde será inserido no homem os poderes do conhecimento coletivo. Ancorados apoiados na evolução biológica, genética, política e tecnológica. De algum modo os pós-humanos já estão entre nós. Somos o início de uma nova espécie e de uma nova era.

J.P.D. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário