sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O que virá depois do Ser Humano ?


Estava estudando a cibercultura esta tarde, no intervalo das atividades profissionais, e me fiz a seguinte pergunta:  O que virá depois do Homo Sapiens Sapiens ? A pergunta surgiu no contexto atual da sociedade da informação, da evolução tecnológica, da convergência midiática, da cibercultura e da inteligência coletiva. Num ambiente em que o conheicmento conectado e interativo faz do virtual, um complemento do real.

É notável que vivemos um período de transformações sociais, culturais e políticas. E principalmente no que diz respeito às relações entre os homens, o conhecimento e o universo. O ciberespaço surge como o complemento metafísico do ecossistema. O virtual se apresenta como o complemento fluídico do real. Encaixando-se um ao outro como corpo e alma.

As relações naturais do ambiente físico se virtualizam cada vez mais. O homem torna-se dependente da informação e da tecnologia como extensão de suas funcionalidades mecânicas e de raciocínio. O individuo comunga com o coletivo. E o coletivo mergulha no indivíduo. Então faço novamente a seguinte pergunta, a qual deixarei aberta para observações futuras: O que virá depois do Ser Humano ? Seria a tecnologia e a biomecânica aliada à mutação genética a continuação do homem ? O real se tornará cada vez mais virtual ao mesmo tempo em que o virtual se materializará ? Ainda não tenho as respostas. Mas ficam as perguntas.

J.P.D.

Um comentário:

  1. Recomendo a obra que inspirou minha pergunta.
    Cibercultura e Pós-Humanismo
    Do professor Dr Francisco Rudiger

    ResponderExcluir