Estive hoje rapidamente no encontro dos Pontos de Cultura. Que ocorreu durante a tarde no Acampamento Intercontinental da Juventude. No Fórum Social Temático 2013. O encontro teve por finalidade abrir e dar continuidade a discussões que vão desde o respeito mútuo entre os povos, a inclusão, a educação e a promoção da cultura.
Apesar de não ser o ponto principal da discussão, o que mais me chamou a atenção foi a preocupação dos participantes com o interesse público pelo evento. Apesar da importância que tem em nível de desenvolvimento sustentável e promoção da cidadania e democracia, contou este ano com o cancelamento de shows e eventos culturais, além de uma baixo público e dezenas de tendas vazias.
Apesar da injeção de investimento no Fórum, o evento mostra-se desgastado. Uma vez em que perde um pouco a identidade inicial, onde os principais interagentes eram os movimentos sociais. Sendo que este ano o Fórum deu a palavra a políticos e governantes que, segundo os participantes mais antigos, aproveitaram para 'vender o seu peixe'.
Isto tudo vem descaracterizando a proposta inicial do evento, que era de dar voz aos movimentos sociais (muitas vezes excluídos e marginalizados). Uma vez que inclui o poder político e organizações que, conforme colocado na ocasião, aproveitam a oportunidade para fazer publicidade de serviços e promover o interesse privado.
Resta-nos torcer para que o Fórum Social Temático retome a proposta inicial nas próximas edições. Promovendo a inclusão ao dar voz àqueles que, na maior parte do tempo, são deixados de fora das principais discussões políticas, sociais e culturais do país e do mundo.
J.P.D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário