quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Tecnocentrismo


Durante séculos o homem achou que era o centro do universo. Por longo tempo pensou que a Terra fosse o centro. E em outro momento imaginou que fosse o Sol. Após a evolução das correntes antropocêntricas, geocêntricas e heliocêntricas chega agora um novo tempo. Um tempo em que a tecnologia se torna o centro do universo. Sobretudo das interações entre os homens, o conhecimento e a informação. Bem vindo ao Tecnocentrismo.

Todos os dias, quando acordo, uma das primeiras coisas que faço é ligar o computador para ver meus emails e mensagens nas redes sociais. Por vezes inicio o dia ouvindo as notícias no rádio ou assistindo-as pela televisão. Chegamos em casa, do trabalho, e olhamos o identificador de chamadas e a secretária eletrônica de nossa linha fixa de telefone. Constantemente retiramos o celular do bolso para ver se chegou um torpedo ou se há alguma ligação em espera ou na caixa de voz.

Preocupações cotidianas como estas mostram que os hábitos humanos estão cada vez mais sendo conduzidos e orientados pela tecnologia. Principalmente quando esta tecnologia implica interação, comunicação ou veiculação de informação e conhecimento. 

A tecnologia está presente em cada atividade. No trabalho, na escola e no lazer. Quando vamos às compras. Quando precisamos ver no mapa onde fica determinado endereço. E em inúmeros outros momentos. Já é impossível imaginar o mundo independente da tecnologia como a conhecemos.

O fato principal é que a tecnologia tem orientado nosso dia-a-dia. A comunicação mediada já responde pelo maior volume de interação da grande maioria dos indivíduos. Salvo aqueles que por um motivo ou outro ainda se encontram marginalizados ou excluídos dela. 

Com os investimentos em inclusão e alfabetização digital corremos para um momento em que a totalidade da  população terrena se encontrará conectada via algum dispositivo tecnológico. Até mesmo aqueles que vivem na regiões mais longínquas, nas zonas rurais, nas periferias e nos pontos mais isolados do globo. 

Outro fato importante é que apesar da demasiada importância que damos atualmente para a tecnologia, as visões geocêntrica e heliocêntrica, apesar de superadas pela ciência, e principalmente a antropocêntrica, do universo, seguirão conduzindo o imaginário de cada indivíduo. Porém cada vez mais influenciadas pelo tecnocentrismo.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário