quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cultura pra somar


Estava pensando na importância que o brasileiro dá à cultura popular em nosso país e percebi que apesar de todo lado positivo há também um lado preocupante. Mesmo sabendo que a cultura popular brasileira não se resume apenas ao samba, ao pagode,  ao funk, às telenovelas, ao carnaval e ao futebol, tomarei aqui estes exemplos como os principais dispositivos culturais de entretenimento em nosso país. E principalmente a necessidade de conciliação entre os deveres e o entretenimento.

O Brasil é reconhecido mundialmente como o inventor do samba. Depois do samba, surgiram outros gêneros igualmente brasileiros. O pagode e o funk são exemplos a serem citados. Este segundo estilo, o funk, apela, em alguns casos exageradamente, ao sexo. Mesmo assim seria um erro dizer que todo aquele que gosta de ouvir funk estaria exposto ao estímulo do sexo pelo puro prazer. O que não é crime (Mas sim muito prazeroso).  Apesar de ser tratado como um pecado capital quando consumido em demasia. O que a palavra cristã chama de 'luxúria'. Além de, por vezes, desvirtuar o romantismo.

Assim como o samba, o pagode e o funk, as telenovelas se apresentam como uma especialidade brasileira. Mercadoria cultural de exportação. Que ao longo dos anos preenche cada vez mais um papel de crônica social, uma vez que aborda os temas do cotidiano de nosso país e do mundo. Muitas vezes criticadas por abordar temas fortes como a prostituição, o preconceito racial, a dependência química, a infidelidade, a homossexualidade entre outros. Contudo, suas cenas, mesmo quando demasiadamente fortes, retratam cada vez melhor a nossa realidade. 

O carnaval entra nesta lista como a principal festa cultural em nosso país. Espaço de diversão e interação coletiva. Início de paixões e romances. Que em alguns casos duram apenas uma marcha e em outros duram longos anos. Onde escolas dão vida ao folclore. E os blocos fazem a alegria pular nas ruas e nos salões. Porém precisamos lembrar que a vida segue após o carnaval. E ao contrário do que muitos pensam, a vida não é uma festa. Mas sim uma oportunidade de desenvolvimento onde todos têm deveres a serem observados. Principalmente como cidadãos.

Pra completar o pacote cultural, impossível não falar de futebol. O futebol extrapola o território do esporte. No Brasil é visto como confraternização cultural. Em que amigos e familiares se reúnem na torcida e na defesa de seus times. Onde brota também a disputa e a competição saudável. Apesar de, em alguns casos, tal confraternização estar relacionada com o consumo de álcool; E quando impulsionada pelo fanatismo, gerar comportamentos agressivos entre torcidas rivais.

O principal, a ser levado em consideração, é que cada um destes eventos e produtos culturais; As festas de carnaval; O funk, o pagode e o samba; As confraternizações em torno das partidas de futebol; E as reuniões familiares em volta das telenovelas; Precisa ser conciliado com as obrigações de cada brasileiro. Com o trabalho,  a educação, a segurança , a saúde, etc

Quando há organização por parte do cidadão, o consumo de tais mercadorias culturais vem a somar. De outro lado, quando ocupa o lugar das obrigações pessoais, torna-se prejudicial. A cultura brasileira é saudável e alegre. Porém precisa ser consumida sem exageros. Observando que o progresso depende da ordem. E que a ordem implica conciliar e equilibrar a diversão e o entretenimento com a produtividade e o desenvolvimento. Precisamos atribuir a cada ato a sua devida importância. Neste equilíbrio, tudo vem pra somar positivamente.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário