domingo, 17 de fevereiro de 2013

Organizando a agenda

A imagem acima é apenas um exemplo
Estamos acostumados a ouvir falar que, no Brasil, o ano inicia mesmo após o carnaval. E o fato é que tudo funciona mais ou menos assim por aqui. Boa parte das escolas e universidades iniciarão o ano letivo nos próximos dias. Salvo algumas exceções que se anteciparam ao feriado. O principal é que é a partir do carnaval que a grande maioria dos estudantes e universitários retorna ao ritmo acelerado de estudos. E o mesmo acontece com boa parte dos trabalhadores.

Entrando no clima, aproveitei este domingo pra organizar agendas e cronogramas. Fazer uma lista de prioridades é algo que pode ser feito diariamente. No meu caso, utilizo os domingos pra mentalizar uma trajetória de produtividade durante a semana. Mentalizo e registro cada passo a ser dado. Compromissos com trabalho. Cronograma de leituras. Possíveis pautas a serem desenvolvidas. O treino da academia. E outras atividades.

Desde que comecei a fazer isto, há uns dois ou três anos, notei um aumento considerável na produtividade. O número de atividades desempenhadas cresce a medida que colocamos no papel o maior número possibilidades ordenadas conforme a importância de cada uma. Ter uma lista de prioridades, seja em uma agenda, bloco de anotações, mural, quadro negro ou quadro branco, pode facilitar muito na hora de por em prática as atividades. Fazer isso mentalmente já pode ajudar. Porém é quando registramos tais metas e horários que tudo fica mais claro. Fica então uma dica. Não apenas para este 'início de ano', mas também a cada início de semana. Lembre-se que às vezes precisamos formatar e recriar o cronograma. Seja flexível com possíveis alterações. No mais; Boa semana a todos. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário