segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cartas na manga


Ontem postei um texto referente à importância de fazer um planejamento das atividades cotidianas. Do mesmo modo que é importante fazer planos a curto, médio e longo prazo. Lembro que finalizei a postagem sugerindo a flexibilidade pró-alterações em tais planos. Pois é natural que encontremos imprevistos pelo caminho. E neste sentido é preciso ter 'jogo de cintura' e aproveitar o tempo da melhor forma. 

Hoje vivi uma situação neste sentido. Precisei alterar boa parte de meus horários a fim de encaixar uma atividade importante, que surgiu de forma espontânea, sem prejudicar as demais. Neste contexto, antes do meio dia agendei um cliente que vim a atender durante toda a tarde até o início da noite. 

Como minhas aulas começam em março, e terei que me dedicar exclusivamente à pesquisa durante o curso, estou aproveitando estes dias de fevereiro pra exercitar o empreendedorismo. Desta forma antecipei os estudos ao período da manhã e durante a tarde pude ir atrás dos ganhos sem maiores perdas. 

A grande diferencial nesta adaptação de horários foi o fato de que comecei o dia cedo e adiantei tarefas. Algumas leituras e estudos que estavam agendadas à tarde foram feitas pela manhã. Quase um sexto sentido, uma premonição, que me fez ganhar o dia neste detalhe. Após o trabalho ainda fiz meu treino de academia sem problemas.

A lição principal que aprendo a partir de minha própria postagem (no domingo), seguido da experiência prática desta segunda-feira é que devemos estar sempre preparados pra tudo. Mesmo com todo o planejamento, precisamos ter em mãos um 'plano B'. Isto pode nos fazer ganhar tempo.

Da mesma forma que eu, vivem outros profissionais autônomos e prestadores de serviços. É natural que trabalhadores desta natureza tenham um horário flexível. Pois nunca sabem ao certo a que horas terão que atender o próximo cliente. Assim também vivem aqueles que conciliam atividades distintas como o estudo e o trabalho, além dos relacionamentos e atividades físicas. 

Com certa folga no horário, por ter estudado e feito as tarefas domésticas pela manhã, após a terapia física, vim então à terapia mental. Escrever estas linhas diárias assim como estudar e malhar são atividades que, no meu caso, equilibram corpo e alma para que esteja motivado a fazer tudo de novo no dia seguinte. Além de trabalhar com muito mais motivação. De qualquer forma, o importante é sempre ter uma ou mais cartas na manga. E estar pronto pra tirar o coelho da cartola quando preciso.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário