segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Somando esforços


Frequentemente ouço expressões como: 'Juntos somos mais fortes', 'Estamos todos no mesmo barco' e 'Unidos venceremos'. E tenho averiguado que cada uma delas tem a sua parcela de verdade. Os homens trabalham melhor na coletividade. Eis uma realidade incontestável. Mesmo sabendo que alguns passos só podem ser dados de forma individual, segue sendo um ato inteligente 'remar na mesma direção'.

De outra forma, a competição e a seleção natural nos coloca frente a frente. Muitas vezes disputando o mesmo espaço. Encontramos então adversários. Mesmo quando temos intenções em fazer aliados. Entrar na luta é inevitável. Neste sentido nos preparamos à adaptação ao meio.

O melhor negócio segue sendo jogar junto. Buscar a companhia daqueles que pensam, sentem e veem o mundo como nós. Caminhando no sentido da multiplicação e da soma. De alguma forma o coletivo está em cada um. Excomungar uma individualidade de um coletivo é como sacrificar uma parte do todo. Dentro do conhecimento de que cada indivíduo é único e singular, mesmo quando dotado do universal. O certo é que a inclusão estará sempre em vantagem em relação a exclusão. Sejamos então inclusivos. E somemos esforços nos objetivos coletivos e individuais. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário