sábado, 2 de fevereiro de 2013

Filosofia na Hora do Chimas


"Sobrei motivação. Sobrei autoconfiança. Alias, sobrei. Talvez tenha sobrado também um pouco de egocentrismo. Admito. Sim, às vezes me acho. Digo. Melhor. Me encontro. Tenho este direito. Ser um cara polêmico nem sempre é opção. Em alguns casos é consequência." Disse Hércules à Zeus ao vencer o leão de Nemeia. Tudo isto na psicografia desta tarde enquanto tomávamos chimarrão.  "Mas o que fazer com o que sobra ? Multipliquemos ainda mais ? Guardemos aos dias futuros ? Convertamos em algo que possa ser aproveitado ? Lembremos que até mesmo as formigas e as abelhas fazem suas reservas." Perguntavam-me Aristóteles e Platão. Isto até parece ficção científica. Mas é fato.

"O que quero dizer com isso ? Você deve estar se perguntando. Tudo e nada ao mesmo tempo. Certa vez ouvi um ser vivente dizendo: 'Primeiro eu, segundo eu, terceiro eu'. Talvez esteja exagerando com estas palavras. Talvez isto gere um certo receio em seguir lendo esta conversação. Mas quero encerrar de maneira breve no próximo parágrafo o principal objetivo em ter dito tudo isso." Questionavam-se alguns dos poetas do mal do século. Também nesta tarde. Tomando um chimarrão. É claro.

"Ame-se. Orgulhe-se de si mesmo. Admire o que você faz e o que você é. Principalmente se estiver no caminho certo. Serás criticado com certeza. Talvez mal entendido. Mas é o único modo de injetar otimismo e perseverança na própria caminhada. É acreditar que é capaz. E que é merecedor. Faça a sua parte. Multiplique e retribua ao mundo o que recebe de bom. Os bons sentimentos. Os pesamentos que incitam à luta pelos sonhos e objetivos. Motive-se. Persevere. E o universo irá retribuir cada ato." Falou-me outra divindade. "Tudo isso é verdade. Dentro e fora da ficção" Concluiu Dornelles, nosso mestre. Enquanto servia mais um mate. 

OBS: Isto não é um texto científico. Hércules, Zeus, Aristóteles e Platão são integrantes de nossa banda de Punk Rock. O leão é o imposto de renda. Também conhecido como 'Simba. The king'. Nemeia é o apelido da praça aqui na esquina. E poetas do mal do séculos é como chamamos o pessoal que troca uns versos com a gente. 

No mais; Esta é uma 'estória' real.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário