sábado, 16 de fevereiro de 2013

Acertando o relógio


Como sabemos, hoje a meia noite os relógios devem ser atrasados em uma hora. O fim do 'horário de verão' é como chamamos este evento. O que acaba promovendo por aqui o que muitos consideram como 'ganhar uma hora a mais pra curtir a noite'. Independente de ser uma hora ganha ou apenas retribuição de uma hora previamente paga em outubro, quando os relógios foram adiantados em uma hora, o certo é que a partir de amanhã os relógios estarão marcando uma hora a menos ao nascer e ao por do sol.

Talvez isto soe como uma confusão. Você pode me perguntar: "Se vamos 'atrasar' o relógio uma hora, como estaremos 'adiantado' a hora da aurora e no poente?" Pense comigo. A meia noite de hoje os relógios devem ser acertados como vinte e três horas. Um atraso de uma hora. Ou seja. O que seria uma da manhã será meia noite. O que seria seis da manhã será cinco. E o que seria vinte horas da noite, a partir de manhã, será dezenove.

O horário de verão é introduzido no Brasil entre outubro e fevereiro na finalidade de aproveitar, uma hora a mais, a luminosidade do dia. Fazendo assim com que a população economize na geração de eletricidade. Ou seja, no horário de verão as luzes da cidade são acesas uma hora mais tarde ‘no relógio’. 

Além do adiantamento dos relógios durante o horário de verão e o posterior atraso de uma hora no fim deste mesmo horário, no outono, assim como na primavera vivemos os equinócios. Período em que a luz do sol incide de maneira igual tanto no hemisfério norte quanto no sul. Já no solstício de verão, por exemplo, os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. O oposto do que ocorre nos solstício de inverno.

Mesmo com toda esta 'geografia', o que importa mesmo é que o pessoal terá uma hora a mais nesta noite. Pelo menos em relação ao ‘horário do relógio’. Ou seja, você poderá dormir uma hora a mais que o habitual sem mudar a hora marcada para o relógio despertar. Ou aproveitar pra curtir a noite na balada e ter uma hora a mais de festa. Cada um saberá aproveitar da melhor forma ao seu modo. 

Apesar desta ser uma alteração simples ao primeiro olhar, podemos dizer que há uma adaptação a ser feita em outros horários. Há uma consequência direta no que chamamos de 'relógio biológico'. O horário que estamos acostumados a ir pra cama, acordar, fazer as refeições, ir ao trabalho, à escola, malhar, etc. Haverá uma antecipação de atividades a partir do retorno do 'horário certo'.

A adaptação ao novo horário se dá de forma natural em cada pessoa. Alguns são mais rápidos e outros mais lentos em se adaptar. Mas esta é outra história. O certo é que amanhã os relógios estarão marcando uma hora a menos ao início e ao fim do dia. E hoje teremos 'uma hora a mais' pra curtir. No mais era isso. Lembre-se de acertar os relógios.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário