terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Literatura em áudio


Hoje a tarde, após atender um cliente, fiz boa parte do caminho de retorno à casa lendo um livro. Como caminhei boa parte do trajeto olhando para baixo enquanto lia uma das obras de Confúcio, notei que as pessoas, que vinham em minha direção na calçada, desviavam-se com frequência. Além disso tropecei algumas vezes durante o percurso. Então pensei em uma maneira que solucionasse minha necessidade.

De algumas décadas pra cá, desde o advento do vinil e posteriormente da fita k7, do CD e do mp3, começaram a aparecer inúmeros livros no formato de áudio. Dese estórias infantis a poesias e pensamentos. Neste contexto, assim como os e-books, os livros em áudio, surgem também como um concorrente aos livros impressos. Porém, vêm para satisfazer uma fatia específica do mercado.

Em um segundo momento, fiz outra parte do caminho de ônibus. Tive uma dificuldade semelhante. Enquanto o veículo trepidava,  os olhos cansavam com maior facilidade no desenrolar da leitura. Na mesma situação, o livro em áudio poderia solucionar a demanda pelo consumo da narrativa em movimento ou repouso. Pensei após a caminhada, que se tivesse o livro em questão no formato mp3, poderia ter feito todo o trajeto ouvindo a narrativa via fones de ouvidos. Tudo isso com maior tranquilidade e conforto. 

Surge então uma oportunidade de negócio. Romances, artigos, contos, poesias entre outros gêneros literários em formato de áudio. E disponibilizados em mp3 para download. Encontrei na internet alguns blogs que disponibilizam conteúdo desta natureza para baixar gratuitamente. Porém percebi que ainda não existem muitas opções no que se refere aos clássicos da literatura.

Hoje em dia podemos encontrar autores clássicos como Maquiavel, Sun Tzu, Kafka, Rilke, Nietzsche entre outros, em versões pocket. Imaginei cada um destes autores disponibilizados em áudio. O que, além de ser uma alternativa à correria do dia-a-dia, é uma solução acessível a necessidade de consumir cultura de forma alternativa. Sairá na frente quem oferecer, o quanto antes, o maior número de best sellers em áudio de boa qualidade. Certamente serei um dos primeiros a baixar. Aliás. Desde já estou zapeando a internet pra ver o que há disponível no momento. No mais, fica a alternativa. Aos empreendedores, consumidores e demais amantes da literatura.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário