sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Virtual


No processo comunicacional há uma troca de informações entre emissores e receptores. Códigos e representações são compartilhados. Informações são produzidas e consumidas. Uma comunhão entre o conhecimento explicito e a cognição implícita. Em que códigos são recebidos pelos sentidos e decifrados pelo cérebro. Da mesma forma que são emitidos. Mesmo com os infinitos desvios de decodificação. Trocas ocorridas em um processo de socialização do cotidiano.

O compartilhamento da experiência existencial individual ocorre na mesma sociedade da representação social dos mitos. Os seres humanos se interligam através de rupturas. Diferenças e semelhanças que nos fazem iguais. Os efeitos sociais da construção, compartilhamento e consumo do saber coletivo nas plataformas das redes sociais virtuais possibilita um novo leque de transformações nos relacionamentos mediados.

A expansão do sujeito a partir das tecnologias de interação se torna realidade. O encontro social virtual se torna tão usual quanto o encontro presencial face-a-face. Os grandes portais e mídias de relacionamento como Facebook e Twitter se tornam commodities. Ações a serem comercializadas na bolsa de valores. E mais do que isso, espaços de interação a serem preenchidos no ciberespaço. A internet invade os lares ao mesmo tempo em que os internautas tomam conta do espaço virtualizado. E tudo ocorre ao mesmo tempo.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário