quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Construindo o Mito


A telerealidade está no centro da comunicação atual. A vida íntima e o cotidiano. Os desafios e os casos de sucesso de pessoas comuns, como eu e você. As particularidades tornam-se coletivas. E as confidências, compartilhadas com a grande massa. A dimensão trivial cresce em importância em um contexto de sacralização do dia-a-dia. 

Na internet, milhares de internautas compartilham suas vidas em plataformas de distribuição de conteúdo. Há um sacrifício midiático entre os prossumidores. Neste contexto percebemos a legitimação do ser no estado de comunicação. De toda forma, a zona virtual é uma zona de sombra do real. As pessoas se transformam quando cientes de estarem frente às câmeras. Ou simplesmente, ao comunicarem sua realidade.

Esta transfiguração da realidade misturada ao fator realístico pode ser percebido em blogs, vlogs e programas televisivos no formato reality shows. De algum modo, a verdade comunga com a fantasia da representação. O mundo e o ser mostram-se fruto de um anabolismo do real pelo imaginário. Onde o homem se materializa mito.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário