sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Comunicação


Quanto mais entro em contato com obras acadêmicas em minha área de estudo e atuação, mais percebo que a comunicação é multidisciplinar. E mais do que isso. É um ponto onde convergem inúmeras outras áreas das ciências humanas às tecnológicas.

Recentemente acessei alguns textos sobre 'Comunicação, Interação e Métricas em Mídias Sociais'. Mesmo sendo assuntos que transcendem em parte meu objeto de estudo, percebi que tudo está totalmente conectado com meus interesses profissionais e acadêmicos. Se o jornalismo online requer conhecimentos básicos em webdesign e edição multimídia, as assessorias e consultorias em comunicação digital, por sua vez, necessitam de aplicações métricas de SEO na otimização dos respectivos serviços virtuais.

Apesar do exemplo citado ser um caso à parte, percebo que a comunicação expande a área de atuação sobre os domínios da informática, assim como faz em relação aos campos da sociologia, antropologia, filosofia, psicologia, história, geografia e letras. A Comunicação, juntamente da educação, tornou-se o ponto de encontro interdisciplinar. Neste sentido, a interação dialógica tornou-se método de intercâmbio do conhecimento compartilhado entre as mais distintas áreas. E, neste contexto, interação dialógica é, acima de tudo, comunicação.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário