terça-feira, 12 de novembro de 2013

Comunicação Funcional


Na Teoria da Comunicação entende-se por Funcionalismo efetivo na interação quando a mensagem atinge a finalidade a que se propõe. De outra forma, diz que o efeito é disfuncional. Isto ocorre quando o efeito inesperado é diferente ou oposto ao efeito desejado. Como exemplo podemos citar um caso:

Há uma blitz na Rua Lima e Silva, no bairro boêmio Cidade Baixa em Porto Alegre, em um sábado à noite. Nesta blitz, os Azuizinhos (fiscais de trânsito) da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) estão apreendendo os veículos dos motoristas que dirigem sob efeito de álcool. Um jovem avisa seu amigo pelo Whats App, dizendo para evitar passar pela rua. O motorista faz um caminho alternativo, por uma rua paralela, escapando de ser aprendido.

Neste caso a comunicação foi funcional em relação ao jovem motorista contactado, pois o ajudou a fugir da blitz. De outro modo, foi reversa aos fiscais de trânsito que faziam seu trabalho no local. Resumindo em poucas e simples palavras: A comunicação funcional pressupõe um benefício racional esperado, enquanto a reversa pode acarretar um efeito inesperado e distinto da intenção inicial. Este é apenas um dentre os tantos exemplos que podem exemplificar a funcionalidade da comunicação..

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário