terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Categorias .'.


Essência e Transcendência 
Pluralidade e Unidade Singular

As categorias aristotélicas estão diretamente ligadas à exploração da natureza linguística gramatical. Substância está para o substantivo do mesmo modo que qualidade e quantidade estão para o adjetivo. Neste contexto, encontramos os advérbios que exprimem tempo e lugar; A intransitividade, no estar; A passividade, no sofrer; E a voz ativa, no fazer.

Contudo, a mistura de critérios lógicos e filológicos extrapola a indicação de propriedades específicas. A unidade revela a complexidade da comunhão dos opostos, contrários e inversos; Na simplicidade da conexão entre o que aparentemente se apresentaria como desconexo.

Apesar de desconcertante a defesa de tal pluralidade singular, considerando a natureza ontológica das categorias, a física quântica nos permite crer e testemunhar a materialização física das propriedades metafísicas (pensar e sentir). A potencialização e a virtualização das faculdades cognitivas ocorre de forma conjunta, possibilitando a transcendência alquímica na essência do ser. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário