Existem inúmeras ferramentas de
comunicação que são eficientes na divulgação de marcas, produtos, serviços e
eventos. Podemos citar algumas delas como o marketing, a publicidade, o
merchandising e a assessoria de imprensa. Os canais de propagação também são
infinitos. Um exemplo eficiente é o press release, muito utilizado
para levar a informação até os veículos de comunicação.
Veículos como rádio, televisão,
internet e impressos recebem todos os dias informação formatadas em releases. O release nada
mais é do que uma introdução à notícia. Utilizado por assessores de imprensa
para divulgar informações de seus assessorados para jornais, revistas e outros
meios.
No press release, são
necessárias informações básicas sobre o evento, ou fato, a fim de torná-lo
notícia. As informações básicas da notícia se compõem no que chamamos de Lead. O Lead da
notícia, por sua vez, tentará responder cinco perguntas básicas sobre o que
está sendo divulgado. (O que /Quem/ Onde/ Quando/ Como/ Porque).
Neste sentido as assessorias de
comunicação mantêm relações com distintos canais. Pautando noticias aos mais
diversos veículos. Trazendo informações até os leitores, ouvintes e
telespectadores. Uma grande porcentagem das notícias publicadas nos jornais de
todo o mundo provém das assessorias. Façamos bom uso desta ferramenta.
J.P.D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário