quarta-feira, 22 de maio de 2013

Fins e Meios


Há algum tempo assisti a um vídeo de Prem Baba da série 'Eu Maior'. No vídeo o guru fala, dentre outras coisas, sobre o dinheiro. Segundo Baba "o dinheiro é uma energia neutra" cuja o qual cada um dá a direção que desejar. Se o eu inferior se apropriar, gera destruição. Se o eu maior se apropria, gera construção e criação. Neste contexto, podemos observar que quase tudo o que existe no mundo pode ser usado tanto pro bem como pro mal. Cada um dará o destino que lhe couber àquilo que tiver acesso.

As mídias sociais são um exemplo disto. Há quem as use pro bem. E há quem não saiba o que fazer com elas. Alguns as utilizam como aliadas nos estudos e trabalho. Outros têm o tempo consumido por elas em plena fuga do ócio. Assim é também com o conhecimento, a informação e todo tipo de tecnologia existente no mundo atual. O próprio Santos Dumont, ao ver o avião sendo utilizado com fins bélicos, questionou se havia feito o bem à humanidade ao cria a máquina voadora.

Vale lembrar aquela adaptação, de uma fabulosa parábola, de minha própria autoria. ‘Ao encontrar uma pedra no caminho, o peregrino a utilizou pra marcar o trajeto por onde passou posicionando-a como um sinal. O desbravador encarou-a como um obstáculo a ser transposto. O construtor a utilizou como material em sua obra. O escultor a trabalhou como matéria bruta a ser esculpida. O poeta buscou nela, inspiração aos seus versos. Enfim, Cada um utilizou a pedra ao seu próprio modo. O que significa que cada um tem um modo específico de trabalhar o que lhe vier ao alcance.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário