sexta-feira, 3 de maio de 2013

Três de Maio


Curiosamente, hoje vi, em alguns jornais, espaços homenageando o dia Internacional da Liberdade de Imprensa que é comemorado no dia três de maio. Fui à internet e descobri aquilo que já sabia, porém havia esquecido. Neste dia também comemoramos o dia internacional do sol. A novidade, dentro de meu banco de dados e informações, é que neste dia também comemoramos o dia do pau-brasil. Enfim, uma data especial que pede algumas reflexões.

Comecemos pela primeira questão. O 'dia internacional da Liberdade de Imprensa' nos remete à reflexão de temas como a liberdade de expressão e o compromisso dos meios de comunicação em levar a informação ao povo. Neste mesmo contexto, nos situamos em uma nova era onde as massas ganham voz e vez a partir das redes interativas. Com maior visibilidade e exposição, proporcionando o que chamamos de onipresença virtual. 

Em relação à comemoração do 'dia do sol', podemos repensar a data como um retorno aos mitos antigos quando o sol era cultuado com uma divindade. No antigo Egito, assim como nas civilizações pré-colombianas dos Maias, Astecas e Incas, o sol era respeitado e admirado como um Deus. Alguns praticantes de crenças específicas mantém até hoje uma relação especial e singular com os astros. Segundo eles, o sol, a lua e as demais estrelas influenciam na regência dos homens e de outros elementos como veículos do poder supremo.

No terceiro ponto, destacamos o simbolismo do pau-brasil. Árvore nativa encontrada na Mata Atlântica brasileira, que deu nome ao nosso país após as três primeiras denominações (Monte Pascoal, Ilha de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz). Dia este que nos faz lembrar da necessidade de preservação ambiental e reflorestamento de áreas importantes. Mesmo em tempos de reforma agrária, precisamos reconhecer a importância das florestas no equilíbrio do ecossistema.

Pra completar, recebemos hoje a feliz notícia de que temos uma nova beata brasileira. Nha Chica, assim como Irmã Dulce e outros tantos, segue o caminho, rumo ao reconhecimento pleno como operadora de milagres e santificação oficial (canonização), já trilhado por Madre Paulina e Frei Galvão. Eis um dia pra celebrar e refletir sobre o papel que cada um precisa assumir na sociedade em que vivemos. No mais, a partir desta reflexão, façamos a nossa parte.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário