terça-feira, 7 de maio de 2013

Redes Móveis


Há algum tempo venho utilizando alguns aplicativos de uso voltado aos dispositivos móveis e tenho percebido alguns pontos a serem destacados. Analisando de forma rápida e resumida, as funcionalidades do Instagram e do Foursquare, por exemplo, percebo um aumento na interação, no compartilhamento de informações, na exposição e na visibilidade mediada. Assim como a criatividade ilimitada dos internautas na hora de por rumo em suas interações.

O Instagram, aplicativo criado com a finalidade de facilitar o compartilhamento de fotos em tempo real, em formato de rede social, que utiliza a própria câmera do celular e a conexão 3G ou Wi fi, além de alguns recursos de edição, vem revolucionando o que podemos chamar de voyerismo mediado. Milhares de pessoas postando fotos dos lugares que visitam, dos animais de estimação, amigos, baladas, o que estão comendo, bebendo, lendo, assistindo, etc

O uso do Instagram vem sendo, de certa forma, banalizado, pelos usuários que o utilizam por mera e prática diversão, assim como o Twitter. Nesta rede, por exemplo, apesar de termos a presença de vários portais, canais de comunicação, empresas e celebridades, encontramos também a presença de usuários com o que alguns poderiam chamar de conteúdo descontraído e nada pretensioso. Com twetts como: 'Fui no super', 'To olhando tv' e 'Hora do lanche'. De outro lado, há uma tendência do público, de uma faixa etária mais elevada, em preferir conteúdos mais consistentes ou que possam influenciar, de certa forma, a vida das pessoas.

Enquanto isso, o Foursquare, que é aplicativo no formato de rede social e visa possibilitar, além da geolocalização de endereços e pessoas, a troca de informações textuais (dicas), fotos e vídeos sobre os mais distintos lugares públicos e privados, por onde circulam usuários e pessoas comuns, vem sendo utilizado de formas distintas pelos internautas conectados. Até mesmo os spams, como compartilhamento de links e urls, estão presentes na rede. Muitos pontos de check-in, irreverentes, como 'Casa do João', 'Boca do Dunga' ou 'Beco da brita', estão sujeitos a aparecerem de uma hora pra outra e superlotar de vez o mapa virtual.

O certo é que há varias formas distintas de utilizar as mídias sociais. Se formos analisar pelo lado crítico, sobrariam palpites nada construtivos. Porém, o mais interessante é que as redes móveis, assim como as mídias sociais tradicionais, reinventam e recriam suas funcionalidades e usos por si mesmas. E são os próprios internautas que definem como irão utilizar cada recurso. É isso que faz das mídias sociais uma 'caixinha de surpresas'.

J.P.D.

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