Há algum tempo venho utilizando alguns aplicativos de uso voltado aos
dispositivos móveis e tenho percebido alguns pontos a serem destacados.
Analisando de forma rápida e resumida, as funcionalidades do Instagram e do
Foursquare, por exemplo, percebo um aumento na interação, no compartilhamento
de informações, na exposição e na visibilidade mediada. Assim como a
criatividade ilimitada dos internautas na hora de por rumo em suas interações.
O Instagram,
aplicativo criado com a finalidade de facilitar o compartilhamento de fotos em
tempo real, em formato de rede social, que utiliza a própria câmera do celular
e a conexão 3G ou Wi fi, além de alguns recursos de edição, vem revolucionando
o que podemos chamar de voyerismo mediado. Milhares de pessoas postando fotos
dos lugares que visitam, dos animais de estimação, amigos, baladas, o que estão
comendo, bebendo, lendo, assistindo, etc
O uso do Instagram
vem sendo, de certa forma, banalizado, pelos usuários que o utilizam por mera e
prática diversão, assim como o Twitter. Nesta rede, por exemplo, apesar de
termos a presença de vários portais, canais de comunicação, empresas e
celebridades, encontramos também a presença de usuários com o que alguns poderiam
chamar de conteúdo descontraído e nada pretensioso. Com twetts como: 'Fui no
super', 'To olhando tv' e 'Hora do lanche'. De outro lado, há uma tendência do
público, de uma faixa etária mais elevada, em preferir conteúdos mais
consistentes ou que possam influenciar, de certa forma, a vida das pessoas.
Enquanto isso, o
Foursquare, que é aplicativo no formato de rede social e visa possibilitar,
além da geolocalização de endereços e pessoas, a troca de informações
textuais (dicas), fotos e vídeos sobre os mais distintos lugares públicos e privados, por
onde circulam usuários e pessoas comuns, vem sendo utilizado de formas
distintas pelos internautas conectados. Até mesmo os spams, como
compartilhamento de links e urls, estão presentes na rede. Muitos pontos de
check-in, irreverentes, como 'Casa do João', 'Boca do Dunga' ou 'Beco da
brita', estão sujeitos a aparecerem de uma hora pra outra e superlotar de vez o
mapa virtual.
O certo é que há
varias formas distintas de utilizar as mídias sociais. Se formos analisar pelo
lado crítico, sobrariam palpites nada construtivos. Porém, o mais interessante
é que as redes móveis, assim como as mídias sociais tradicionais, reinventam e
recriam suas funcionalidades e usos por si mesmas. E são os próprios
internautas que definem como irão utilizar cada recurso. É isso que faz
das mídias sociais uma 'caixinha de surpresas'.
J.P.D.
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