Muitas
pessoas buscam uma fórmula pronta para o sucesso e para a felicidade. Bons
exemplos e caminhos alternativos facilitam e muito esta busca. Há os que buscam
se encaixar nos padrões exigidos pela sociedade e os que formatam uma
identidade personalizada. Notamos a importância de criar um caminho
próprio e personalizar um estilo diferenciado do coletivo. Temos uma parte de
nossa identidade composta pela cultura coletiva e outra parte arquitetada
sobre traços particulares, únicos e individuais.
No mercado
de trabalho, por exemplo, existem dois tipos de profissionais de sucesso. Aqueles que são
bons em cumprir ordens, seguir um padrão, se identificado com a filosofia da
empresa e com a personalidade da marca a qual trabalham. E o profissional que
cria o seu próprio estilo. Formata um caminho. Coloca a sua marca pessoal
naquilo que faz. É óbvio que é muito mais tranquilo alcançar o
desenvolvimento profissional pelo primeiro caminho. Pois um estilo diferenciado
do tradicional nem sempre é aceito pelo mercado. O mercado exige performance
padrão. Se identificar com o mercado é como identificar os funcionários com a empresa a qual trabalham. E
mesmo quando um profissional cria o seu próprio negócio, espera-se que siga o fluxo natural
do mercado.
Romper as
barreiras do padrão pré-formatado é um risco. Notamos muito a formatação de
script nas empresas de comunicação televisiva, nas rádios e nas empresas de
telemarketing por exemplo. A mesma forma de cumprimentar, a mesma entonação na
voz e a mesma marcação nas frases. Quando surge algo novo, que ouse fugir da
regra e quebrar o padrão, ou é rejeitado, ou transforma-se em um novo ícone de
referência. A primeira situação é mais natural pelo fato do mercado ter uma
certa resistência ao novo e estar acostumado com um tipo de formatação de
produtos e serviços.
De alguma
forma, criar um estilo, ou até mesmo um caminho novo ou alternativo, não é algo
tão fácil assim. As novas alternativas só são aceitas quando produzem
resultados. Quando uma pessoa muda de comportamento, costumamos prestar mais
atenção nos resultados que isto trouxe a ela do que na própria mudança. É isto
que estimula as outras pessoas seguirem o caminho.
Quando um
profissional testemunha que está no caminho certo, todos queremos saber o que
ganhou com isso. Para que possamos dizer que vale a pena; E se este é um
caminho a ser seguido. Podemos citar alguns exemplos: Acordar cedo pra
produzir, trabalhar, estudar, malhar, deixar de beber, cortar o tabaco, curar-se de um
vício, tratar as pessoas com educação e valorizar tudo o que é certo. Mesmo
sabendo que tudo isso é bom, pessoas que tem estas e outras atitudes só
tornam-se exemplos motivadores quando alcançam resultados concretos.
A
necessidade de legitimar o caminho que escolhemos, mesmo quando o criamos a
partir de nossas próprias experimentações somadas ao conhecimento coletivo, é
uma realidade. O caminho certo se torna exemplo motivacional quando traz
resultados concretos a quem o percorre. O fato é que boas ações, boas
intenções e bons exemplos contagiam. Principalmente quando se pode ganhar algo
com isso. Quando uma pessoa consegue alcançar algo bom pelo caminho do bem,
outras pessoas começam a seguir o mesmo caminho.
De
qualquer forma, independente de criar um estilo ou seguir o padrão, o mais
importante é que façamos o que gostamos de fazer, da melhor forma possível, principalmente se este caminho se configurar como um caminho do
bem. Ou simplesmente o caminho certo.
J.P.D.
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