sábado, 10 de novembro de 2012

O caminho certo


Muitas pessoas buscam uma fórmula pronta para o sucesso e para a felicidade. Bons exemplos e caminhos alternativos facilitam e muito esta busca. Há os que buscam se encaixar nos padrões exigidos pela sociedade e os que formatam uma identidade personalizada. Notamos a importância de criar um caminho próprio e personalizar um estilo diferenciado do coletivo. Temos uma parte de nossa identidade composta pela cultura coletiva e outra parte arquitetada sobre traços particulares, únicos e individuais.

No mercado de trabalho, por exemplo,  existem dois tipos de profissionais de sucesso. Aqueles que são bons em cumprir ordens, seguir um padrão, se identificado com a filosofia da empresa e com a personalidade da marca a qual trabalham. E o profissional que cria o seu próprio estilo. Formata um caminho. Coloca a sua marca pessoal naquilo que faz. É óbvio que é muito mais tranquilo alcançar o desenvolvimento profissional pelo primeiro caminho. Pois um estilo diferenciado do tradicional nem sempre é aceito pelo mercado. O mercado exige performance padrão. Se identificar com o mercado é como identificar os funcionários com a empresa a qual trabalham. E mesmo quando um profissional cria o seu próprio negócio, espera-se que siga o fluxo natural do mercado. 

Romper as barreiras do padrão pré-formatado é um risco. Notamos muito a formatação de script nas empresas de comunicação televisiva, nas rádios e nas empresas de telemarketing por exemplo. A mesma forma de cumprimentar, a mesma entonação na voz e a mesma marcação nas frases. Quando surge algo novo, que ouse fugir da regra e quebrar o padrão, ou é rejeitado, ou transforma-se em um novo ícone de referência. A primeira situação é mais natural pelo fato do mercado ter uma certa resistência ao novo e estar acostumado com um tipo de formatação de produtos e serviços.

De alguma forma, criar um estilo, ou até mesmo um caminho novo ou alternativo, não é algo tão fácil assim. As novas alternativas só são aceitas quando produzem resultados. Quando uma pessoa muda de comportamento, costumamos prestar mais atenção nos resultados que isto trouxe a ela do que na própria mudança. É isto que estimula as outras pessoas seguirem o caminho. 

Quando um profissional testemunha que está no caminho certo, todos queremos saber o que ganhou com isso. Para que possamos dizer que vale a pena; E se este é um caminho a ser seguido. Podemos citar alguns exemplos: Acordar cedo pra produzir, trabalhar, estudar, malhar, deixar de beber, cortar o tabaco, curar-se de um vício, tratar as pessoas com educação e valorizar tudo o que é certo. Mesmo sabendo que tudo isso é bom, pessoas que tem estas e outras atitudes só tornam-se exemplos motivadores quando alcançam resultados concretos. 

A necessidade de legitimar o caminho que escolhemos, mesmo quando o criamos a partir de nossas próprias experimentações somadas ao conhecimento coletivo, é uma realidade. O caminho certo se torna exemplo motivacional quando traz resultados concretos a quem o percorre. O fato é que boas ações, boas intenções e bons exemplos contagiam. Principalmente quando se pode ganhar algo com isso. Quando uma pessoa consegue alcançar algo bom pelo caminho do bem, outras pessoas começam a seguir o mesmo caminho.

De qualquer forma, independente de criar um estilo ou seguir o padrão, o mais importante é que façamos o que gostamos de fazer, da melhor forma possível, principalmente se este caminho se configurar como um caminho do bem. Ou simplesmente o caminho certo.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário